terça-feira, 7 de maio de 2013

Começa a Exposição que vai contar a história do FUSCA com apresentação dos modelos desde a década 50 até o novo fusca 2013. Shopping Park Europeu de 6 a 31 de maio.

Começa a Exposição que vai contar a história do FUSCA com apresentação dos modelos desde a década 50 até o novo fusca 2013. 
Shopping Park Europeu de 6 a 31 de maio. Ao lado do Quiosque Chopp da Brahma - Piso Térreo.

De 06 a 31 de maio, uma exposição contará a história do fusca através da apresentação de modelos desde a década 50 até o novo fusca 2013.

Os apaixonados por fuscas não podem perder a Exposição “História do Fusca” que estará no Shopping Park Europeu do dia 06 a 31 de maio. Estarão em exposição 15 carros, entre eles três modelos cedidos pela Breitkopf: o último modelo construído na época do ex-presidente Itamar Franco, o New Beetle e o novo fusca, modelo 2013. Haverá carros das décadas de 50,60, 70,90 e 2000. Uma raridade que estará presente é o fusca 1954, fabricado na Alemanha e importado para o Brasil. De acordo com um dos membros do Pomer Volks – Fusca Clube, Jean Carlo Souza, a característica marcante deste modelo é a janela traseira no formato oval. Muitos modelos são verdadeiras relíquias, com acessórios ainda originais, apesar da idade avançada.
Foto divulgação

Quem visitar a exposição, poderá acompanhar a evolução do fusca ao longo dos anos. A história deste carro, que tem estado na vida de praticamente todos os brasileiros, é uma das mais complexas e longas. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo do seu país, na Alemanha. Além de ter levado à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo.
Criado na década de 30, com pequena interrupção da sua produção durante a Segunda Guerra Mundial, o fusca foi sempre o carro mais barato em todos os países em que foi comercializado. Logo que as dificuldades econômicas foram superadas, no pós-guerra, o fusca, com sua fama de indestrutível, dominou a sua fatia de mercado e se tornou um ícone que persiste até os dias de hoje, apesar de já não ser fabricado, no modelo original, há muitos anos.
O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo, com poucas modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha 20 anos antes. Em 1986, depois de 27 anos, a Volkswagen desistiu de fabricá-lo, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos 12 carros mais vendidos daquela época.
Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o modelo. Itamar queria a fabricação de carros populares e sugeriu que o Brasil precisava de um carro como o fusca. Como na década de 90 já existiam carros populares com mais acessórios que o fusca, a venda não foi à esperada e, em 1996, a Volkswagen desistiu do projeto. Porém, o fusca permanece como um dos carros usados mais vendidos e valorizados no mercado nacional.


New Beetle
O New Beetle é a reedição do fusca com algumas modificações. Em 1998, o mundo conheceu o New Beetle com formas idênticas ao antigo modelo, porém, com mecânica, suspensão e plataforma do Volkswagen Golf de 4ª geração. O modelo também é mais refinado, possuindo bancos de couro, direção hidráulica, câmbio automático, ar condicionado, air-bags e reforços estruturais que absorvem a energia de um impacto em caso de acidentes.

Novo Fusca 2013
Basta olhar o New Beetle ao lado do novo fusca para ver que aconteceu mais do que uma mudança de nome, mas um salto de geração, com um produto totalmente novo e com potencial para alcançar um público mais variado. O novo fusca ganhou uma pegada mais esportiva, o que agradou ao público masculino. Enquanto o New Beetle é o queridinho das mulheres. Um dos diferenciais entre os dois modelos está no teto. Enquanto no modelo antigo o arco era bastante acentuado, parecendo um capacete, no novo fusca ele ficou menos curvo, mas ainda com forte inclinação na traseira. Detalhe também para o “telhado” pintado em preto, que somado ao teto solar, aumenta a jovialidade da versão 2013.

Independente da versão escolhida, o importante é que todos eles, desde os primórdios, são conhecidos por serem carros fortes, com potência e que não deixa o motorista na mão. Por isso, muitas pessoas ainda mantêm modelos antigos. Sem contar o valor emocional. Quem teve um fusca, sabe que não se passa ileso pelo charme deste carro que faz parte da história automobilística do Brasil.

Serviço
O que: Exposição “História do Fusca” do Pomer Volks – Fusca Clube
Quando: de 06 a 31 de maio
Horário: das 10 às 22h. Domingos e feriados das 14 às 20h
Quanto: Gratuito
Onde: Shopping Park Europeu, ao lado do Quiosque da Brahma, piso térreo.
Endereço: Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 1600 – Itoupava Norte – Blumenau (SC).
***ESTACIONAMENTO GRATUITO

Nenhum comentário: