segunda-feira, 26 de maio de 2014

Nesta segunda-feira tem distribuição gratuita de bolo em Blumenau. É a Campanha "Bolo Tributário" com destaque ao combate à pirataria. A partir das 11h no Salão Porta Aberta da Catedral São Paulo Apóstolo. No bolo haverá o nome de mais de 80 impostos.

Nesta segunda-feira tem distribuição gratuita de bolo em Blumenau. É a Campanha "Bolo Tributário" com destaque ao combate à pirataria. A partir das 11h no Salão Porta Aberta da Catedral São Paulo Apóstolo. No bolo haverá o nome de mais de 80 impostos.
Por causa da chuva o local foi transferido da Escadaria da Torre para o Salão da Catedral.

Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Como parte das programações da Semana em Respeito ao Contribuinte, diversas entidades empresariais e sindicais de Blumenau promovem anualmente o corte do Bolo Tributário, visando informar a população sobre o peso dos impostos na vida dos cidadãos e a baixa contrapartida que recebemos em serviços públicos como saúde, educação, segurança, habitação e transportes.
Em sua sexta edição, o Bolo Tributário terá como tema o combate à pirataria, atividade que une os crimes de falsificação e sonegação fiscal.
De acordo com Jefferson Pitz, presidente do Sescon Blumenau, entidade que coordena a organização do Bolo Tributário, a pirataria contribui para o fechamento de empresas através da concorrência desleal:
“O Brasil movimenta cerca de R$ 70 bilhões anuais em produtos piratas. O país deixa de arrecadar R$ 40 bilhões por ano com contrabando e pirataria. Com isso, cai a arrecadação, aumenta o desemprego e fica ainda mais difícil o atendimento às necessidades mínimas do cidadão por parte do poder público”.
Jefferson Pitz destaca que a pirataria coloca os consumidores em risco e provoca o desemprego através da competição desleal, levando ao fechamento de muitas empresas:

“Para cada emprego gerado pela pirataria, perdem-se seis empregos com carteira assinada. Cerca de dois milhões de empregos deixam de ser criados por causa da pirataria em todo o território nacional.

Entidades associadas
O Movimento em Respeito ao Contribuinte defende que o Brasil tenha uma economia forte, bons empregos e uma carga tributária justa, com uma prestação de serviços públicos de qualidade para todos os cidadãos.
Em Blumenau, as ações da Semana do Movimento em Respeito ao Contribuinte contemplam diversas atividades.
O Bolo Tributário terá fatias com o nome dos mais de 80 Tributos pagos no País.

Uma cartilha contra a pirataria, ilustrada com tirinhas do Vovô Chopão, será distribuída a mais de 20 mil crianças da rede municipal de ensino.
A colocação de um impostômetro e varal do imposto na rua XV também integram o movimento.

O corte do Bolo Tributário e as demais atividades têm a participação das seguintes empresas e entidades: Fenacon/Sescon Blumenau, ACIB, ACIB Jovem, AMPE, CDL, Incade, Lions Club Blumenau - Centro, Procon, Sebrae, Sindifisco, Circulo, Cia. Hering, Intersindical Patronal, Sindilojas, Sinduscon, Simmeb, Sindasseb, Sinpeb, Setcesc, Sihorbs, Sindgraf, SIAPB e Sintex.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como os responsáveis pela Receita Federal tem coragem de distribuir uma cartilha antipirataria e apelar pela arrecadação quando o brasileiro é massacrado pelos preços praticados e engordados pelos tributos atribuídos ao produto legítimo?
O brasileiro infelizmente é conduzido pelo produto pirata pelo seu preço mais barato.
País vagabundo é assim mesmo: escolhe-se preço pela qualidade.
Estimular a educação fiscal num país vagabundo que nem este? Fala sério !