terça-feira, 31 de março de 2015

Dia Mundial do Teatro será comemorado em Blumenau nesta quarta-feira dia 1º de abril às 20h na Praça do Teatro Carlos Gomes. Haverá intervenções culturais, teatro, música e poesia. É gratuito. A CIA Carona de Teatro completa 20 anos de história.

Dia Mundial do Teatro será comemorado em Blumenau nesta quarta-feira dia 1º de abril às 20h na Praça do Teatro Carlos Gomes. 
Haverá intervenções culturais, teatro, música e poesia. É gratuito.
 A CIA Carona de Teatro completa 20 anos de história.
Imagens: Arquivo/Cia Carona

Chegou a hora! Nesta quarta-feira (1º/4) serão realizadas intervenções culturais na Praça do Teatro Carlos Gomes, que foram canceladas na última sexta-feira (27/3) devido à chuva. A ação tem como objetivo comemorar o Dia Mundial do Teatro e revisitar a história da Cia Carona, relembrando repertórios do passado e abusando de recursos artísticos como música ao vivo e diversas técnicas de atuação, que prometem emocionar e levar poesia aos que passarem pelo local, a partir das 20h. 

 Cerca de 70 atores, integrantes da Cia Carona e de outros grupos da cidade, em parceria com o Carlos Gomes e a Carona Escola de Teatro, irão homenagear a arte teatral e iniciar as comemorações dos 20 anos da Cia Carona.

Reconhecido em todo o Brasil, o grupo completa, em agosto de 2015, 20 anos de existência. Durante este tempo, além de percorrer o país e o Estado com peças que encantam tanto por seus conteúdos quanto pela força da atuação, a Cia Carona repassa os seus conhecimentos para os alunos do Carlos Gomes, já que em 2004 assumiu a direção da escola de teatro. 

O teatro é uma arte milenar, famosa pela beleza de cenários, figurinos e diferenciais do comportamento humano. Criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), a data também marca a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. “A palavra teatro vem do grego theaomai (θεάομαι), que significa contemplar, ver. Mas não ver de forma comum, e sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo”, explica o diretor da Carona Escola de Teatro, Pépe Sedrez. Quem representa essa arte são os atores, que desempenham os mais diferentes personagens. Os espetáculos se dividem em gêneros como comédia, drama, tragédia e musical. “É diferente do cinema e da televisão, pois no palco o público consegue sentir e perceber todas as expressões e emoções representadas ao vivo e a cores”, completa. 

Serviço
O quê: Intervenção cultural pelo Dia Mundial do Teatro e 20 anos da Cia Carona
Onde: Praça do Teatro Carlos Gomes
Quando: Quarta-feira, 1º de abril, a partir das 20h 

Nenhum comentário: