quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Boa Notícia: O rio está baixando em Blumenau. Nível do Rio Itajaí-Açu está em 6,04m às 7h (15/10). O sol vai aparecer hoje e o forte calor predomina chegando à 32ºC. Mas vamos ficar atento na previsão do tempo pois está previsto pancadas de chuva nesta noite.

Boa Notícia: O rio está baixando em Blumenau. Nível do Rio Itajaí-Açu está em 6,04m às 7h (15/10). O sol vai aparecer hoje e o forte calor predomina chegando à 32ºC. Mas vamos ficar atento na previsão do tempo pois está previsto pancadas de chuva nesta noite. 
Veja a previsão do AlertaBlu e da Defesa Civil de SC:
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
*

VEJA O ALERTA DA DEFESA CIVIL DE SC:
Nesta quinta-feira (15/10) a condição de chuva é especialmente para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, devido à formação de uma frente fria. A chuva deve iniciar no período da tarde e se estender para a noite, com acumulado de até 50 mm nestas regiões.
Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte há chance de pancadas de chuva entre a tarde e noite, com acumulado de 20 a 30 mm em média.

A temperatura estará elevada, aumentando o risco de temporais localizados com chuva forte, ventania e queda de granizo no Estado.
*

PREVISÃO DO TEMPO PARA BLUMENAU VIA ALERTABLU:

Dia 15/10/2015 QUINTA-FEIRA
A formação de uma nova frente fria no RS concentra a chuva mais intensa naquela região. Em Blumenau durante a manhã e à tarde o sol aparece entre alguma nebulosidade e a temperatura máxima entra em rápida elevação, oscilando entre 30 e 32°C. Entre o fim do dia e à noite, devido à aproximação da frente fria, há condições para pancadas isoladas de chuva com algumas trovoadas. Durante a madrugada, temperatura mínima entre 17 e 19°C. Ventos fracos a moderados de N/NW a E/SE.

Dia 16/10/2015 SEXTA-FEIRA
Na sexta-feira a frente fria que se desloca pelo oceano associado à um cavado (área alongada de baixa pressão) em superfície no continente, favorece a ocorrência de pancadas de chuva em Blumenau, que em alguns instantes ocorrem acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas. Temperatura mínima entre 18 e 20°C e máxima entre 27 e 29°C. Ventos fracos a moderados de N/NW a S/SW.


Dia 17/10/2015 e 18/10/2015 SÁBADO E DOMINGO
Tanto no sábado quanto no domingo o tempo permanece instável devido à um sistema de baixa pressão no Paraguai associado à um cavado em SC, que favorece a formação de áreas de instabilidade que avançam pelo Vale do Itajaí provocando pancadas de chuva com algumas trovoadas de forma ocasional. Temperaturas mínimas entre 17 e 19°C e máximas entre 24 e 26°C. Ventos fracos a moderados de E/SE.
*
Fonte: AlertaBlu

6 comentários:

Anônimo disse...

Estão previstas pancadas de chuva. Vamos melhorar o português aí, amigo...

Henrique Sebastião disse...

Deus ajude que as chuvas reduzam e o nível do rio se estabilize. E que as autoridades possam tomar as melhores providência para amenizar quaisquer estragos a esta minha linda e tão amada cidade.

Anônimo disse...

Jaime, hoje fui dar uma olhadinha na Beira-Rio pra ver como tava o nível do rio e notei o piso tatil, aquele que promete acessibilidade aos deficientes visuais, daí resolvi acompanhar como se cego fosse.
Comecei na ponte ao lado do castelinho da Havan, daí fui "serpenteando" pela Beira-Rio em direção ao Biergarten. O deficiente visual que a partir de agora vou tratar de ceguinho tá fodido. O piso está desalinhado, altos e baixos, vai fazendo contornos por bancos, grades por onde crescem as árvores, tem que ficar vigilante (ceguinho vigilante?) porque as árvores não sofreram as podas necessárias (é bom que ceguinho também seja anão). Tem poças d'águas porque ontem choveu (hoje tem o maior sol). É bom que o ceguinho também use uma galocha (ainda se usa galocha?) ou um pisante impermeável. Vai se machucar em bancos enferrujados (o ceguinho também tem que ser vacinado contra tétano). Depois de serpentear por obstáculos (ceguinho tem que ser bom em obstáculos (no mínimo um paratleta), chega ao início da Beira-Rio, daí o piso induz o ceguinho a não cruzar a ponte Hercílio Luz (aquela do Biergarten - aquela ponte que requer manutenção e ninguém liga), se tudo der certo e o ceguinho conseguir atravessar o início da Rua XV, porque alguém vai ter que parar o carro e ajudar o ceguinho a atravessar a rua (ali não tem aviso sonoro - em Blumenau nenhum sinalizador tem aviso sonoro... ufa!
Resumindo: o ceguinho tem que ser um paratleta, ser anão, usar capacete, bengala com antena corta-galho de árvore (aquelas mesmas que as motos usam para cortar cordão de pipa com cerol), ou uma antena com moto-serra, usar galochas, colete salva-vidas (porque em alguns casos ele é induzido ao peitoril).
Só fazendo o trajeto para acreditar. Faça quem duvidar.
Quase me esqueci de uma coisa muito importante: ceguinho tem que ser bom em desviar dos ciclistas em alta velocidade, porque os ciclistas não estão nem aí. Calçada partilhada (?)
Isso acontece na área mais nobre de Blumenau, imagino no resto da cidade.
Quando será que Blumenau vai ter uma administração séria?
No Brasil, o deficiente é deficiente várias vezes.

Anônimo disse...

Valeu pela postagem Jaime.
No Brasil ceguinho tem que ter as mesmas habilidades de um morcego, no mínimo um Batman ou ser um Ninja. Ser um Zatoichi, o Blind Swordsman da série japonesa de ação que passa na rede NHK.
A série Zatoichi pode ser achada integralmente no youtube (todos os ceguinhos deveriam ver a série - brincadeira tá?).
Ceguinho também vai pagar CPMF? Daí é sacanagem!

Anônimo disse...

Sempre sabendo que tudo tem uma boa explicação cheguei à uma conclusão:
O "serpenteio" do piso tatil para os ceguinhos aproximando o seu trajeto dos mirantes e a proximidade do peitoril deve ser para os ceguinhos terem uma melhor visão do rio.
Mas, durante o meu trajeto eu notei que haviam vários funcionários da prefeitura fazendo uma roçada de uma tira de grama que separa a calçada da rua (aquela rua onde tem uma trincheira). Funcionários fazendo um excelente serviço tipo roçada Vietnã, pois não sobrou uma graminha sequer, agora só tem barro. Roçada tão eficiente quando a dioxina Tetraclorodibenzodioxina (um poderoso desfolhante também conhecido como Agente Laranja).
O sujeito que mandou roçar de tal jeito devia estar escutando (notem o gerúndio) Fortunate Son do Creedence Clearwater Revival.
Quase me esqueci de uma coisa muito importante: na rua XV é proibido o trânsito de ceguinhos, pois ali eles são completamente ignorados, não tem piso tatil, nem coisa nenhuma. Único piso ali é táctical (extremamente perigoso). Vai cair, levar trombada em poste, melhor ficar em casa escutando TV, agora em 16 milhões de cores e em 3D.
Viram o filme The Box (A Caixa)? Podia ser pior. O final do filme apresenta uma realidade perversa.
Valeu Jaime, teu blog ainda é o melhor.

Anônimo disse...

O filme The Box (A Caixa - 2009) pode ser encontrado na íntegra e dublado no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=pp6pW-TLIuA

Uma boa análise do filme também pode ser lida em:
http://ideando.org/2010/08/02/analise-explicacao-filme-a-caixa-the-box/

Obrigado novamente Jaime.