sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Hoje tem o 10º Encontro de Transplantados Hepáticos do Hospital Santa Isabel. Uma missa especial com o Bispo de Blumenau acontece às 15h no Ginásio do Colégio Sagrada Família.

Hoje tem o 10º Encontro de Transplantados Hepáticos do Hospital Santa Isabel.
Uma missa especial com o Bispo de Blumenau acontece às 15h no Ginásio do Colégio Sagrada Família.
Foto de Jaime Batista da Silva

Em 10 anos, mais de 600 vidas recuperadas pelo transplante.
Em uma década, o Hospital Santa Isabel já realizou 618 transplantes de fígado. Mais que um número, esse dado representa pessoas que tiveram suas vidas recuperadas, cada uma com a sua história, sonhos e esperanças. Lembranças que uma vez por ano são recordadas e partilhadas com amigos, familiares, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, motoristas e tantas outras pessoas, no Encontro dos Transplantados Hepáticos do Hospital Santa Isabel.
O evento este ano comemora os 10 anos da realização do primeiro transplante de fígado feito no estado de Santa Catarina. A cirurgia foi realizada no Hospital Santa Isabel,em Lauro Danker, no dia 18 de agosto de 2002.
O primeiro Encontro ocorreu em 2003 para festejar o sucesso do primeiro transplante feito depois. E passou a integrar o calendário anual de eventos do Hospital Santa Isabel.

Este ano o 10º Encontro dos Transplantados Hepáticos acontece no dia 17 de agosto, no Colégio Sagrada Família. Além da tradicional Missa, às 15h, no Ginásio de Esportes, celebrada pelo Bispo da Diocese de Blumenau, Dom José Negri, a programação inclui outras duas atividades para marcar a data.
 A primeira delas é um momento de Acolhimento aos participantes, feito pelo psicólogo Rafael Gustavo de Liz, membro da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott). Inicia às 13h, no Auditório do Colégio.
No mesmo local, às 13h30, a coordenadora do Grupo Hércules, Olga Marcondes, fará Um relato de amor. Olga trabalhava como professora no estado de São Paulo quando descobriu que estava muito doente e precisava fazer um transplante. Mesmo com a situação de emergência em que estava Santa Catarina em 2008, mudou-se para Blumenau para fazer a cirurgia. Vive na cidade até hoje e realiza trabalho voluntário no Grupo.

*Diane Ziemann  Assessora de Comunicação

Um comentário:

Silvia Letícia disse...

Li e gostaria de saber se poderiam me ajudar enviando um e mail, face algo assim para que eu possa ter contato com alguém responsável pelo encontro dos transplantados. Sou transplantada também e tenho algumas duvidas a respeito de direitos (não previdenciários, direitos comuns). Se pderem me auxilar , agradeceria. Abraço.