segunda-feira, 26 de agosto de 2013

INSS: Aposentados começam a receber a parcela do adiantamento do 13º Salário. Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do benefício.

INSS: Aposentados começam a receber a parcela do adiantamento do 13º Salário. Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do benefício.
Foto de Jaime Batista da Silva

Segundo a Pnad, 82,1% dos idosos brasileiros estão protegidos pela Previdência Social.
O pagamento da primeira parcela do 13º salário para os segurados da Previdência Social começam na segunda-feira (26), junto com o pagamento da folha de agosto (que segue até o dia 6 de setembro). Ao todo, mais de 26 milhões de benefícios serão creditados com o 13º salário, o que corresponde a um investimento de mais de R$ 12,6 bilhões com o pagamento da primeira parcela da gratificação natalina. A folha de agosto vai pagar mais de 30 milhões de benefícios o que corresponde a um investimento de R$ 39,3 bilhões. 
Os depósitos começam nesta segunda-feira para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, descontando-se o dígito. Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados, a partir do dia 2 de setembro. Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina.
Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.
Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

Nenhum comentário: