sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fogo simbólico do JASC 2013 será aceso em Brusque (cidade berço) nesta sexta-feira. Depois o fogo passará por algumas cidades até chegar no dia da Abertura Oficial da 53ª edição dos JASC dia 20 de novembro em Blumenau.

Fogo simbólico do JASC 2013 será aceso em Brusque (cidade berço) nesta sexta-feira.
 Depois o fogo passará por algumas cidades até chegar no dia da Abertura Oficial da 53ª edição dos JASC dia 20 de novembro em Blumenau.
Cerimônia ocorre, como manda a tradição, no berço dos Jogos Abertos, Brusque. Foto: Arquivo Fesporte

A tradição do fogo simbólico será acesa nesta sexta-feira (25), dando início ao clima de Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) 2013. A cerimônia, como reza a tradição, será no berço dos Jogos, Brusque, a partir das 19h na Arena. Depois disso, o fogo passará por algumas cidades até a abertura da 53ª edição dos JASC, dia 20 de novembro, em Blumenau.
Um dos criadores dos JASC e organizador da cerimônia, o comendador Rubens Facchini conta que a intenção é manter viva a tradição. "É um dos momentos mais importantes dos Jogos, e queremos que ela passe através das gerações. Ensinar aos jovens de hoje o valor de rituais como esse", disse Facchini.
Outros momentos importantes no simbolismo dos JASC também vão ocorrer na cerimônia. Por exemplo, a entrega da bandeira oficial dos JASC ao prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, por parte do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowski, e do presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Junior, o Vadinho. O prefeito de Blumenau e o presidente da CCO dos 53º JASC, Sérgio Galdino, também receberão a bandeira do fogo simbólico das mãos do prefeito de Brusque, Paulo Eccel.
O aguardado acendimento do fogo simbólico será feito por Elisa Schlösser Niebuhr, filha do criador dos JASC, Arthur Schlösser.
Depois disso, o fogo passará por algumas cidades como forma de divulgação da edição 2013 dos Jogos Abertos, que vão ocorrer de 20 a 30 de novembro, em Blumenau. O trajeto, no entanto, ainda passará por definições, como explica o organizador Rubens Facchini: "A previsão de chuva para os próximos dias nos fez alterar algumas coisas, pois os eventos geralmente são em locais abertos, em praças. Mas acredito que na semana que vem já estará tudo normal", ressaltou.

Nenhum comentário: