quarta-feira, 25 de junho de 2014

Defesa Civil de Blumenau também emite alerta para fortes chuvas. A previsão é de muita chuva para sexta-feira dia 27 e sábado dia 28/06.

Defesa Civil está de plantão com a previsão de chuva.
Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Deve chover de forma significativa em Blumenau e no Vale do Itajaí nos próximos dias. A informação é da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) que, através da diretoria de Defesa Civil e do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu) monitora as condições climáticas do município. O tempo fica instável por conta da passagem de sistemas de baixa pressão pelo Estado, fazendo com que chova na maior parte das regiões de Santa Catarina. Em Blumenau não será diferente e a previsão é de que os maiores volumes de chuva ocorram entre a sexta-feira, dia 27, e o sábado, 28 de junho.

Conforme aviso meteorológico do Alertablu, para esta quinta-feira, dia 26, espera-se que a chuva caia de forma moderada durante todo o dia. Já no início da manhã de sexta-feira e também no entardecer, a tendência é que o quadro de chuva se intensifique. Da noite até a manhã do dia seguinte, sábado, esperam-se os maiores acumulados. No sábado, um ciclone extratropical faz com que o dia comece com chuva, mas, com sua deslocação para o oceano, a instabilidade diminui em Blumenau. A maré também deve sofrer aumento nesse período, conforme as previsões, por conta da agitação do mar provocada pelo ciclone. No domingo, o tempo deve se estabilizar.

As previsões do Alertablu feitas nesta tarde apontam que, na quinta-feira, o volume de chuva em Blumenau deve ficar em 25 milímetros. Para a sexta, são esperados até 90 milímetros e, para o sábado, a previsão é que chova cerca de 50 milímetros. No total do período, entre o início desta quinta-feira e o final do sábado, deve chover até 165 milímetros na cidade, porém, conforme Telmo Duarte, secretário da Sedeci, se as previsões se confirmarem não haverá uma nova enchente. O que pode ocorrer, segundo Telmo, são alagamentos e, principalmente, deslizamentos de terra, dado o alto volume de chuva que deixará o terreno encharcado.

Por conta do alerta dirigido a todo o Estado, a Defesa Civil de Blumenau pede que as pessoas, em especial as que residem em áreas mais vulneráveis, fiquem atentas a qualquer movimentação de solo ou eventual problema que possa ocorrer. A equipe também orienta a comunidade para que limpe suas calhas e tome medidas preventivas para evitar quaisquer transtornos, mesmo que o maior volume de chuva deva ocorrer na região Sul de Santa Catarina. Qualquer ocorrência deve ser comunicada à Defesa Civil, que fica de plantão pelo telefone 199.

Fonte: Telmo Duarte, secretário Sedeci ; César Luiz Dalri, diretor do Alertablu ; Adriano da Cunha, diretor de Defesa Civil ; Francine Gomes Sacco, meteorologista Alertablu 
Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri

Nenhum comentário: