domingo, 28 de setembro de 2014

Blumenau comemorou neste sábado dia 27 de Setembro o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Estiveram presentes, equipes do Hospital Santo Antônio e Santa Isabel, Secretaria Municipal de Saúde e também voluntários e pessoas que receberam doação de órgãos. Veja as fotos:

Blumenau comemorou neste sábado dia 27 de Setembro o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. 
Estiveram presentes, equipes do Hospital Santo Antônio e Santa Isabel, Secretaria Municipal de Saúde e também voluntários e pessoas que receberam doação de órgãos. 
Veja as fotos: 
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Hospital Santo Antônio e Hospital Santa Isabel se uniram com a Secretaria Municipal de Saúde para divulgar Campanha de Doação de Órgãos em Blumenau neste sábado.
Dia 27 de Setembro é o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Ano passado foi assinada em Blumenau uma lei sobre o "Mês de setembro, como mês da conscientização da importância social e humanitária da doação de órgãos e tecidos humanos no município."

Na próxima segunda-feira, dia 22, às 10h, na Secretaria Municipal de Saúde, uma coletiva com a imprensa irá apresentar a programação do evento.
  Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

O Hospital Santa Isabel e o Hospital Santo Antônio possuem CIHDOTTS (Comissão Intra Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) com equipes de busca ativa (composta por médicos, enfermeiros tendo como apoio assistentes sociais e psicólogos) que acompanham o processo de diagnóstico de morte cerebral e óbitos de pacientes de coração parado, e que realizam entrevista com a família do possível doador.

Os referidos hospitais e a Secretaria de Saúde uniram-se para realizar uma parceria na divulgação deste tema tão importante para toda a comunidade cumprindo assim em conjunto a Lei 7.893.
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Neste sábado dia da comemoração, dia 27 de setembro, um evento aconteceu das 9h às 13h em frente à Escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo. Durante o evento foram distribuídos panfletos explicativos da SC Transplantes e água com o adesivo criado para a campanha. 
Profissionais para aferir a pressão estiveram disponíveis, além da divulgação de dois vídeos institucionais criados pela SC Transplantes com o depoimento de duas famílias doadoras. Foram convidados um transplantado hepático, um renal, um cardíaco e um de córneas para participarem do evento e dar o depoimento pessoalmente aos participantes e a mídia.
*
Um abraço especial ao meu amigo Anderson Lessa Carneiro de 29 anos, que recebeu um coração ano passado de um jovem que morreu em um acidente em Guaramirim.
Na foto abaixo, Anderson e eu (Jaime do Blog).
  Foto tirada por Rodrigo Ramos 

Ás 11h00 balões e laços verdes (símbolo dos doadores, da esperança) foram soltos na Escadaria da Catedral como forma de chamar a atenção para o tema da campanha: “Não leve seus órgãos para o céu. O céu sabe que nós precisamos deles aqui.”

O Hospital Santa Isabel iniciou a CIHDOTT em 1999 tendo obtido deste então, 245 doações de múltiplos órgãos. 
Em 2013, o Hospital Santo Antônio iniciou a estruturação de sua CIHDOTT tendo realizado as primeiras captações em março e agosto de 2014 respectivamente, está em fase de treinamento e sensibilização interna e externa para dar efetividade ao serviço.

Com a parceria e união de todos teremos uma campanha com alcance e estímulo a sensibilização da população sobre a importância da doação de órgãos, divulgando assim um trabalho tão bonito das CIHDOOT’S, alimentando a esperança de tantas pessoas!
  Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
  Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
  Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
  Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
*
O MASCOTE DO HOSPITAL SANTA ISABEL DE BLUMENAU:
Conheça a história do jovem que recebeu um novo coração e se salvou:
Anderson Lessa Carneiro (foto abaixo), de 29 anos, morador do bairro Belchior Baixo em Gaspar, divisa com Blumenau, que recebeu um coração ano passado de um jovem que morreu em um acidente em Guaramirim.
Tudo começou em 
janeiro de 2012 quando o jovem sentiu um forte cansaço e procurou tratamento onde descobriu que tinha uma doença chamada "Miocardite", inflamação que causa a dilatação no miocárdio (coração). No mês de d
ezembro de 2012 ele se cadastrou na lista de transplante do coração do Hospital Santa Isabel com ajuda da CardioPrime.
 Em maio de 2013 ele fez a cirurgia, ficou 5 dias na UTI e 24 dias internado no Hospital Santa Isabel em Blumenau, um dos hospitais referência no Brasil em transplante.
Hoje, o jovem Anderson, está salvo, é noivo e tem um filho e agora ele ajuda o hospital Santa Isabel na Campanha de Doação de Órgãos - Transplante.
  Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
  Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Um comentário:

Vitor Reis disse...

http://100viagensnoolhar.blogspot.com.br/2014/10/pode-me-dar-seu-coracao.html