sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Fotos: Começa a Semana Nacional de Trânsito em Blumenau. Tema: "Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre". Veja a faixa instalada na frente do shopping na rua Sete.

Começa a Semana Nacional de Trânsito em Blumenau. Tema: "Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre". Veja a faixa instalada na frente do shopping na rua Sete.

De 18 a 25 de setembro ocorre anualmente a Semana Nacional de Trânsito, que visa destacar a importância da educação no trânsito como medida para redução de acidentes. Em Blumenau o começo das atividades educativas programadas pelo Seterb, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTrans), foi marcado por uma solenidade de abertura na manhã desta quinta-feira, dia 18, na Praça Victor Konder, em frente à Prefeitura. O evento teve início às 9h e contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes. "A Prefeitura de Blumenau está empenhada em colaborar por um trânsito mais humano, em defesa da vida", disse ele, ressaltando a necessidade de que todos, pedestres, ciclistas e motoristas colaborem.
*
Veja o risco desta pedestre ao correr para atravessar a Rua Sete de Setembro, na frente do Neumarkt Shopping. O túnel fica pertinho deste local, 50 metros depois.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Neste ano o tema da Semana Nacional de Trânsito, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é "Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre" e durante o período a EPTrans realizará atividades voltadas ao assunto. Uma encenação na solenidade de abertura mostrou como será a abordagem aos pedestres nas blitze educativas. "A equipe da Escola Pública vai orientar os pedestres para que estendam a mão ao atravessar a faixa de segurança. A sinalização do pedestre irá indicar ao motorista a intenção de realizar a travessia", assegura o diretor de trânsito, Fábio Campos da Silva. Segundo o diretor, a campanha "Estenda a mão, respeite a vida" visa alertar o motorista para que respeite a faixa de segurança e dê passagem ao pedestre. "Acreditamos que com essa atitude do pedestre, acidentes possam ser evitados", diz ele.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

A solenidade de abertura teve a participação também de crianças do Pré I e Pré II do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Leonides Westarb, localizado no bairro Vorstadt. Os pequenos, juntamente com a cantora Maria Helena Grah, cantaram a música A Paz, do Roupa Nova. Quem passou pelo local também pode conferir exposições da Corpo de Bombeiros e da EPTrans com imagens de atividades realizadas pela Escola e pela Guarda Municipal de Trânsito.

*
Veja o risco destes pedestres ao correr para atravessar a Rua Sete de Setembro. O túnel e a fixa de pedestre, ficam pertinho deste local, 100 metros depois.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Confira a programação da EPTrans para a Semana Nacional de Trânsito:

18/09 (quinta) - 9h - Abertura da Semana Nacional de Trânsito em frente à Prefeitura (Praça Victor Konder)
18/09 (quinta) - Blitze educativas em faixas de pedestres.
19/09 (sexta) - Blitze educativas em faixas de pedestres.
20/09 (sábado) - 9h às 17h - Primavera na XV (Participação de EPTrans em dois locais - tenda em frente ao Shopping H com movimento Paz no Trânsito e pista educativa em frente ao Bremen Zenter).
21/09 (domingo) - 8h30 - Caminhada Paz no Trânsito, saída em frente à Fundação Cultural.
21/09 (domingo) - 14h - Blitz educativa em frente ao Neumarkt.
22/09 (segunda) - Blitze educativas em faixas de pedestres.
23/09 (terça) - Blitze educativas em faixas de pedestres.
24/09 (quarta) - Pista educativa na EBM Duque de Caxias.
25/09 (quinta) - Blitze educativas em faixas de pedestres.
18 a 25 de setembro - Exposição de veículos acidentados na Praça Doutor Blumenau e nos Terminais Fonte, Proeb e Aterro.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva

2 comentários:

Marlon disse...

Além desta faixa, os órgãos públicos deveriam fazer uma campanha, que faixa de pedestre deve ser utilizada e se existir sinal, ser respeitado como os caras fazem, param no sinal vermelho mesmo sem nenhum carro ou veiculo vindo na outra direção. Todos devem respeitar as leis de trânsito.

Anônimo disse...

Não, não use o túnel, você pode ser assaltado! Se quiser preservar sua vida, tem que ir até a faixa mesmo. E olhe lá...