terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Boa notícia. FIM DA ‪#‎GREVE‬ DOS FUNCIONÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO DE ‪#‎BLUMENAU‬. Nesta quarta-feira ‪#‎ônibus‬ voltam ao normal.

Boa notícia. FIM DA ‪#‎GREVE‬ DOS FUNCIONÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO DE ‪#‎BLUMENAU‬. 
Nesta quarta-feira ‪#‎ônibus‬ voltam ao normal.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Transporte coletivo deve voltar a circular amanhã.

Em assembleia geral realizada agora a pouco os trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau decidiram acabar com o movimento grevista e voltar ao trabalho. A retomada das atividades garante transporte público a partir das 4h desta quarta-feira. A decisão foi tomada após um acordo intermediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em Florianópolis, que foi acionado pelo Seterb, embora as partes diretamente envolvidas sejam Consórcio Siga e trabalhadores representados pelo Sindestranscol.
Depois de dois dias de uma inusitada paralisação dos serviços que pegou a todos de surpresa, prejudicando a comunidade, as partes chegaram a um acordo. Capitaneados pelo prefeito Napoleão Bernardes, a equipe do Seterb empenhou-se em resolver a questão buscando auxílio jurídico junto ao MPT. Uma reunião que iniciou às 9h30 desta terça, 24, e só terminou às 15h, foi o passo fundamental para que o transporte coletivo voltasse a funcionar.


No encontro, ficou definido que haverá dois vigilantes em cada um dos seis terminais urbanos, que estarão atentos à segurança das 6h30 às 13h30 e das 14h30 às 22h30, horários de maior fluxo de pessoas. As estações de pré-embarque permanecerão fechadas das 23h às 6h por motivo de segurança, porém os pontos de parada funcionarão para embarque e desembarque de passageiros fora da estrutura física da estação. O acordo também prevê uma nova dinâmica nos pontos finais da linha de ônibus, onde os veículos não mais permanecerão parados, mas atenderão em forma de roteiro circular, passando pelo ponto, fazendo a volta e retornando ao terminal.

Outros benefícios
Os usuários e trabalhadores do transporte coletivo terão outros benefícios que influenciarão na segurança dos terminais: haverá bilheterias com porteiro na segunda extremidade dos terminais Aterro, Fonte e Fortaleza. A Central de Monitoramento terá uma pessoa que visualizará possíveis demandas em tempo real para acionar a Polícia Militar. Mais tarde, este monitoramento passará diretamente para a PM. Melhorias na iluminação dos terminais e periféricas e intensificação de rondas da PM e até mesmo da Guarda Municipal de Trânsito pretendem dar maior sensação de segurança aos usuários do transporte coletivo.

"Fizemos um grande esforço em agir com rapidez, embora não sejamos parte jurídica de um processo desses", explicou o prefeito Napoleão Bernardes ao lamentar publicamente o prejuízo causado às pessoas da comunidade pela paralisação dos serviços. Disse que por esta razão tanto o Consórcio Siga foi notificado, quando o Ministério Público do Trabalho acionado para um deslinde da questão. "A paralisação nem deveria ter ocorrido, pois não havia elementos jurídicos para isso nem esgotado todos os canais de negociação, além do que já havia ações de segurança sendo implementadas", ressaltou. Porém, comemorou o êxito do acordo e o retorno do serviço essencial à comunidade.

Fonte: Napoleão Bernardes, prefeito
Diretor de Imprensa: Fabrício Wolff

Nenhum comentário: