terça-feira, 7 de abril de 2015

#100em1Dia por Blumenau anuncia abertura de inscrições e série de workshops. É um festival da cidadania, onde as pessoas que moram aqui podem ajudar com novas formas e ideias para interagir e mudar o espaço público.

#100em1Dia por Blumenau anuncia abertura de inscrições e série de workshops.
É um festival da cidadania, onde as pessoas que moram aqui podem ajudar com novas formas e ideias para interagir e mudar o espaço público. 
Dia 30/05 será o grande dia do #100em1Dia.

O evento de lançamento previsto para o último sábado, 28, que marcaria o início das inscrições, foi transferido por conta da previsão de chuva, mas será remarcado em breve, promete a organização. 
O movimento cidadão 100em1Dia visa empoderar os próprios cidadãos na construção da cidade que desejam. Para que isso aconteça, o evento pretende promover um verdadeiro festival de cidadania com intervenções urbanas e ações positivas, todas realizadas dentro de 24 horas no dia 30 de maio.
As possibilidades de ações são muitas, podendo ser desde a criação de uma horta comunitária, aulas de slackline, pintura de muro de uma instituição carente ou distribuir sorrisos, tudo para criar uma cidade mais humana e que saiba aproveitar o espaço público de uma forma melhor. 

Todos os blumenauenses estão convidados a fazer parte do festival de cidadania que já ocorreu por diversas cidades ao redor do mundo. Acessando o site www.100em1diablumenau.com.br/ é possível cadastrar sua proposta de intervenção. A organização estará à disposição para tirar dúvidas e ampliar o impacto das idéias propostas pelos cidadãos. 

Início dos Workshops 
Com o auxílio de diversos grupos, coletivos e pessoas engajadas na cidade, o 100em1Dia Blumenau anuncia uma série de oito workshops, gratuitos e abertos ao público. Os workshops consistem em pequenas oficinas e palestras para incentivar a criatividade das pessoas e ampliar o seu impacto cidadão. 
O primeiro workshop será realizado no dia 07 de abril no Galpão de Arquitetura da FURB, e terá como tema arte e criatividade. Os próximos temas serão ligados a cidadania, cultura, trabalhos sociais ou mobilidade urbana, por exemplo. 

Os grupos que realizam workshops pelo 100em1Dia Blumenau são o Sinergia Urbana, Bike Anjo e ABC Ciclovias, AIESEC, Uma Boa Dose, Acupuntura Urbana e Croquis Urbanos. 

Carla Stedile, uma das responsáveis pela equipe de Incubadora do 100em1Dia Blumenau, afirma: “Os workshops serão dias incríveis para interagir com várias pessoas e grupos, com troca de ideias, valores e conhecimento com o propósito de uma cidade melhor! Vamos unir sonhos, procurando ações e soluções de forma colaborativa!” 

Sobre 100em1dia Global 
O movimento 100em1Dia nasceu em Bogotá, na Colômbia, em 2012. A ideia partiu da junção de dois grupos, Ações Urbanas de Bogotá, e Cidadania Ativa da Dinamarca, que juntos co-criaram um movimento que já transformou mais de 20 cidades no mundo. Países como Rússia, Espanha, México, Canadá, Itália, entre outros, já receberam o movimento. No Brasil, o Rio de Janeiro aderiu ao movimento em maio de 2014. E em maio de 2015 a segunda cidade brasileira realizará também esta mudança: Blumenau.

Ação Troque um Sonho por Sonho – 100em1Dia Blumenau 
(Foto: Daniela Martins / Divulgação)


30/05 – Grande dia 100em1Dia Blumenau 

Contato para informações: 

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de um sonho realizado para melhorar Blumenau: a criação de um espaço para passeio com os cães!
POderia ser o famoso e nunca criado "Parcão", como um simples e pequeno espaço no próprio Parque Ramiro Ruedger... claro, na lateral do parque, ao lado do Ginásio, pouca gente fica, pois estão caminhando nas pistas ou utilizando as quadras de jogos, ou mesmo, no gramado do outro lado do parque.
Assim, aquele espeço poderia ser cercado, possibilitando a utilização por donos de cães que não têm onde passear com seus animais, exceto nas ruas, ao lado de carros, com imenso risco de atropelamento, como ocorre normalmente com os ciclistas em plenas ciclovias.
Fica a dica para uma Blumenau melhor!

Anônimo disse...

Esquece amigo.
O Blumenauense gosta tanto dos cães que os abandonam quando saem de férias.
Quando você sai para passear com seu cachorrinho na beira rio ou na rua XV sempre tem um imbecil reclamando.
Reclamam dentro do carro e não saem para reclamar diretamente com o dono do cachorro.
Gostaria de esmurrar um F.D.P. que outro dia me xingou e acelerou o carro.
Também já fui xingado por um ciclista que estava com a sua bicicleta na calçada.
Não são homens o suficiente para xingar e parar.

Anônimo disse...

Concordo com os Dois Anônimos que fizeram comentários no dia 18/03/2015.

Lembro que, no início, passeava com toda minha família e com meus dois cachorros no parque Ramiro Ruedger (ficava no cantinho do parque com eles, que não incomodavam ninguém, e ficavam brincando de bola com meu filho ou deitados ao meu lado, quando cansavam, enquanto eu lia um livro).
Depois, eles foram arbitrariamente proibidos de frequentarem o parque, porque os ignorantes que ficam caminhando pela pista se ofendem com o lazer alheio... a eles, só interessam seu bem estar.
RESSALTO QUE ESTA PROIBIÇÃO SÓ ACONTECE EM BLUMENAU, POIS EM TODAS AS OUTRAS CIDADES, SEJAM ELAS CAPITAIS - COMO CURITIBA, RIO DE JANEIRO, PORTO ALEGRE - OU SEJAM CIDADES MENORES - COMO TIMBÓ, POMERODE (ISSO PARA MENCIONAR APENAS CIDADES BRASILEIRAS, CONTUDO MUITAS CIDADES DE TODOS O MUNDO, INCLUSIVE DA PRÓPRIA ALEMANHA - ANTES QUE UM DESCENDENTE IGNORANTE VENHA FALAR BESTEIRA)- OS ANIMAIS SÃO LIVRES PARA FREQUENTAREM OS PARQUES COM SEUS DONOS.
De qualquer modo, após esta proibição, deixei de frequentar o parque Ramiro com minha família (da qual também fazem parte meus cachorros) e passei a frequentar, sempre que posso, os parques em Timbó ou Pomerode, já que lá eles são bem-vindos, mesmo sendo de outra cidade.
É um absurdo que eu não possa aproveitar o lazer com minha família na minha cidade, aquela que eu moro, que vivo, para a qual eu entrego o dinheiro do meu trabalho em impostos para viver melhor.

Concordo plenamente com o Anônimo (18/03/2015 - 09:59) - por que não separar um espaço no Parque Ramiro Ruedger para quem quer passear com seus cães?
Tantos espaços laterais naquela parque que são inutilizados, servindo apenas para os usuários de entorpecentes.

Ideal seria se os blumenauenses parassem com esse discurso preguiçoso e nada alemão de "eu não quero me incomodar" e passassem a se incomodar sim, com aquilo que não está correto, com aquilo que poderiam mudar para melhorar...
Afinal, é isso que o alemães fazem, por isso, estão a nossa frente em tudo.
O problema é que em Blumenau, existe apenas a descedência alemã, mas não a atitude alemã.
Depois, ainda querem movimentos separatistas... para quê, se estão agindo iguais aos brasileiros os quais dizem ser diferentes?

Anônimo disse...

Olá Anônimos,

a ideia do espaço para os cachorros e seus donos é show! Agora basta pensar de que modo vocês poderiam, no dia 30 de maio, chamar a atenção das pessoas e poder público para a importância do espaço. O dia 30 de maio será um dia recheado de boas ideias que provavelmente serão encaradas como um ponta pé inicial. Façam uma intervenção com cães e animais de estimação e mostrem essa importância. Será demais!!

Vejam no site o formulário de inscrição: http://www.100em1diablumenau.com.br/participe