sábado, 8 de março de 2014

A Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer que não houve omissão de atendimento ao ciclista Gustavo Gretter Luchtenberg, que postou um vídeo nas redes sociais reclamando da equipe de profissionais do Ambulatório Geral da Velha.


NOTA OFICIAL


A Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer que não houve omissão de atendimento ao ciclista Gustavo Gretter Luchtenberg, que postou um vídeo nas redes sociais reclamando da equipe de profissionais do Ambulatório Geral da Velha.


Faz-se importante saber que:
1. O reclamante chegou ao AG do bairro da Velha por volta de 13 horas. 
2. Como uma vez por mês os profissionais se reúnem das 12h30min às 13h30min para discutir e debater procedimentos, cujo um dos objetivos é exatamente melhorar o atendimento à comunidade, estavam efetivamente em reunião de trabalho naquele momento.
3. O vídeo, porém, não retrata a realidade dos fatos, porque foi filmado DEPOIS do primeiro atendimento ao reclamante. Tanto é que ele apresenta a gaze em mãos no referido vídeo – e não a chegada dele ao AG.
4. O que aconteceu é que ao chegar ao Ambulatório Geral, ele foi atendido por uma profissional de enfermagem que solicitou que aguardasse alguns minutos para que fosse feito um curativo porque, sim, havia uma reunião mensal de trabalho em curso naquele momento. Como não se tratava de caso urgente – o ciclista tinha apenas escoriações, ou seja, arranhões no braço – pediu que aguardasse um pouco.
5. É importante ressaltar que embora acusasse um atropelamento no vídeo, o ciclista chegou à unidade de saúde andando normalmente e não se referiu a qualquer tipo de dor, solicitando apenas um curativo para o arranhão no braço.
6. Neste momento o reclamante disse à profissional de enfermagem que precisava “terminar o treino”e que não poderia aguardar. Então, ele próprio pediu gaze à profissional dizendo que faria o curativo e posteriormente voltaria ao seu “treino”.
7. Por não se tratar de caso grave, nem mesmo que demandaria algum cuidado especial, a profissional de enfermagem do AG da Velha, então, forneceu o que o reclamante solicitou.

8. Em seguida, ele se dirigiu à frente daquela unidade de saúde e passou a gravar um vídeo que dá a entender que seu caso era grave (atropelamento) e que não teria sido atendido por causa da reunião. Reitero, isto não aconteceu. O que ocorreu foi um pedido para que aguardasse alguns minutos.
9. Em qualquer casa de saúde deste país, casos não emergenciais demandam que o paciente aguarde seu momento de ser atendido. Isto não acontece só na rede pública de saúde, mas também quando o atendimento é particular ou através de um plano privado de saúde.

10. Estranha-nos o fato de que o reclamante primeiro não tenha querido esperar o atendimento; depois tenha solicitado a gaze para ele mesmo efetuar o curativo; e por fim tenha efetuado um vídeo como se pretendesse “denunciar” uma situação de omissão de atendimento. As redes sociais aceitam tudo, mas a imprensa tem por dever verificar os fatos antes de se deixar levar por vídeos que não comprovam sequer uma simples reclamação. 
A Secretaria Municipal de Saúde reitera veementemente que não houve omissão de atendimento, nem mesmo o AG da Velha estava fechado ao público. Caso contrário, o reclamante sequer teria sido atendido pela profissional de enfermagem, fato que fica comprovado pela entrega da gaze que, no vídeo pós produzido, é relatada de forma distorcida.
O Ambulatório Geral do bairro da Velha está aberto ao público e à imprensa, para que conheçam o trabalho cotidiano realizado pelos profissionais da unidade de saúde em prol da comunidade. Um vídeo como este atinge a reputação de profissionais da saúde que se esmeram em bem atender a população durante todo o ano.

Maria Regina Soar
Secretária Municipal de Saúde

19 comentários:

ZENA disse...

para elogiar nao tem ninguém mais para falar mal tem bastante eu eu não acredito em tudo que ouço primeiro verifico se é verdade e todos deveriam fazer o mesmo

Anônimo disse...

Existem seres que procura tirar vantagem das coisas e distorcer os fatos. Este ciclista é um deles.

Fico ao lado da Secr. de Saúde.

Anônimo disse...

Gentileza chamar o atropelado de "reclamante", cada dia esse país me surpreende mais!
Falta pouco para virar comunismo!!!!

Mereanice Correia disse...

Bom se tratando do poder público, é preciso averiguar a situação, colocar ambos em confronto, pois isso é muito sério, indiferente disso é preciso ter alguém para fazer os primeiros socorros num posto de saúde, e reuniões devem ser feitas em horários alternados, possibilitando o atendimento dos cidadãos indiferente de quem seja,quanto ao moço se agiu de má fé deve ser investigado, e pagar por denuncia caluniosa, é só colocar a lei para funcionar.

Anônimo disse...

Está na hora ,ou ja passou da hora de colocar na posição de secretario de saude um Medico,um profissional que entenda realmente do que se trata tal secretaria,como nas demais secretarias.Vamos colocar um veterinario para dirigir a secretaria de obras da cidade?SEM QUERER OFENDER NENHUM PROFISSIONAL DE QUALQUER ÁREA.Cada qual em sua área.ACORDA PREFEITO,ACHO QUE VOCÊ TA PERDIDO NA CIDADE.

Anônimo disse...

Me parece que o dinheiro(150,00) reais pago pelo causador do acidente foi mais importante. Porquê o mesmo não solicitou ao motorista que lhe levasse até um pronto atendimento para os cuidados necessários?

Anônimo disse...

Ok,pode até ser que o q a secretaria de saúde descreve aqui,seja verdade.mas,com licença,os postos de saúde deixam a desejar e não é só o da Velha,o da fortaleza é um caos,uma vergonha.Os pacientes tem q respeitar os profissionais,concordo completamente com isso,mas e qto a falta de respeito aos pacientes? Vamos melhorar os atendimentos,vamos respeitar uns aos outros.E neste postos de saúde,a frieza dos funcionários é geral!!

ISMAEL disse...

Parabens a todos que trabalham no AG da velha ,são todos bem prestativo e ao SAMU tbm , que tem uma base junto ao AG.Tbm nao concordo com esse cidadão, acho que esse cidadão ta querendo tumultuar o serviço, e isso é ilegal,ele armou uma situação que não existiu.

ISMAEL disse...

Tem que chamar a policia pra esse cidadão.Ele armou uma situação que não existe.

Anônimo disse...

Eu acredito que um profissional da saúde deveria levar em consideração a saúde e o bem estar da comunidade como prioridade, e não uma reunião que por alguns minutos poderia ser interrompida, pois ninguém vai perder um braço por adiar a reunião(que deve ter feito muita diferença no ambulatório mesmo...) Foi errado da parte do motorista simplesmente ir embora também, mas como ambos se acertaram na hora não há o por que de fazer um B.O., mas "negar" atendimento a uma pessoa na minha opinião não é aceitável, foram apenas escoriações, mas que tipo de bactérias ele entrou em contato? O risco de uma infecção é grande se não for tratado logo......Quando as pessoas deixarem de ser egoístas e realmente agirem como uma comunidade de verdade, quem sabe a nossa realidade mude um pouco.

Anônimo disse...

MAIS UM CICLISTA RECLAMÃO ENCHENDO O SACO. ESSE POSTO SEMPRE ME ATENDEU MUITO BEM.

Anônimo disse...

Todo motorista tem dever e obrigação de chamar uma ambulância nos casos de atropelamento, caso este cidadão for a policia e denunciar que não houve atendimento pelo atropelador, o mesmo também irá se incomodar, ele preferiu pegar os R$ 150,00 e fazer o próprio curativo. Lamentável o que estão postando nas redes sociais, o poder público, policiais, etc. sempre são os culpados. A secretaria de saúde deveria apurar este caso e abrir um processo contra este cidadão que postou estas barbaridades nas redes sociais.

Juliano disse...

Gente, pra que serve um posto de saúde se não cuidar dos feridos? Se eu fosse num posto, com o braço sangrando, sentindo dor, e me fosse negado o atendimento porque havia uma reunião, eu faria o mesmo. E se fosse um parente seu com outro tipo de ferimento? Somos muito mal atendidos nessas repartições públicas.

Anônimo disse...

Então tá, TODOS os profissionais de saúde da rede pública são péssimos, trabalhamos as custas do povo que paga nosso salário...Não esqueçam que também pagamos impostos, com isto propiciando as consultas, exames, medicamentos entre outros que são disponibilizados nas unidades básicas de saúde. Além disso, a organização do serviço é importante, através de reuniões que garantam a participação dos profissionais. Poderiam ser feitas fora do horário de atendimento? Sim, mas gera pagamento de hora extra, o que a população não aprova...fracionando os profissionais? Sim, mas atrasaria os atendimentos por diminuição de profissionais atendendo, o que a população não aprova, pois exige o atendimento imediato. Fechar uma Unidade BASICA de saúde por uma horz, e pedir que a população aguarde um pouco para o atendimento? Também e inaceitável...Por favor, Blumenau é uma das cidades do Brasil com melhor atendimento na área da saúde...começo a entender pq está tão difícil de encontrar profissionais de saúde para trabalhar na rede pública de Blumenau...o povo nunca está contente, por mais que se procure agradar.

Anônimo disse...

ciclista reclamão!

Unknown disse...

Uma questão é que... Omissão creio que realmente aconteceu... pois TODOS aqui perceberam a hora e o dia da semana do ocorrido, SEXTA-FERIA a tarde, por volta das 13:00 se não me engano, até onde se sei, qualquer empresa que tem como objetivo a prestação de serviço fazem suas reuniões antes ou depois do expediente ou se durante garantem o mínimo de pessoas qual que o processo não pare... Órgão PUBLICOS e ainda mais da área da SAÚDE favor rever isso

Anônimo disse...

Acho que indiferente de o caso não ser grave, como se pode observar no video do ciclista, o atendimento deveria ter sido feito protamente. Se vê que AG estava vazio, e aparentemente não havia nada que impedisse o pronto atendimento. Outro ponto totalmente errado é ter dado os curativos pro cara fazer. Ou faz lá, ou não faz. Estes curativos, acredito eu, tem que ser usados única e exclusivamente em procedimentos feitos pelos funcionários do AG. O ciclista mesmo disse que ganhou 150 reais, poderia ter ido em uma farmácia e solicitado que fosse feito o curativo. Porém, nada justifica a conduta dos enfermeiros do AG. Onde eu trabalho, existem reuniões diárias, que apesar de serem importantes, não justificam eu ter de parar meu serviço. Não há como comprovar se a conduta do ciclista foi procedente ou não. Mas há como observar que a conduta dos profissionais do AG poderia ter sido melhor. Independente da gravidade, têm de atender prontamente os pacientes.

ISMAEL disse...

Parabens aos funcionarios do AG e do SAMU, esse cara que vai procurar um pronto socorro,pois ali nao é,pra isso tem o HOSPITAL SANTO ANTONIO, toda empresa tem normas ,e normas são pra ser seguidas.

Anônimo disse...

Quem viu a reportagem teve a impressão de que o cara estava morrendo. Foi só um arranhãozinho.
Eu quando era criança tive tombos bem maiores. Ele que cresça e vire homem e vá trabalhar pois pelo horário do acontecido me dá impressão de que estava passeando de bicicleta.
Parabéns ao pessoal do postinho e ele quando cair da próxima vez que chame o 193 que os bombeiros vão dar um "jeito" nele.