terça-feira, 18 de março de 2014

Ambulatório Geral (AG) Guilherme Jensen na Itoupava Cental está com horário ampliado para atendimento médico e pediátrico das 21 às 24h. AGs do Garcia e Velha também atendem até a meia noite.

Ambulatório Geral (AG) Guilherme Jensen na Itoupava Cental está com horário ampliado para atendimento médico e pediátrico das 21 às 24h. 
AGs do Garcia e Velha também atendem até a meia noite.

Com o objetivo de estreitar as relações entre a Administração Municipal e a comunidade, o prefeito Napoleão Bernardes compareceu, na noite desta segunda-feira, dia 17, no Ambulatório Geral (AG) Guilherme Jensen, no bairro Itoupava Central, no primeiro dia de funcionamento do horário ampliado da unidade, que passa agora a prestar atendimento médico e pediátrico das 21h às 24h. De forma descontraída, a visita contou com a participação da secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, além de responsáveis pelo setor administrativo do setor púbico de saúde.

Com esta ampliação da prestação médica, Blumenau conta agora com três Ambulatórios Gerais para atender a população até à meia noite, sendo o AG Garcia e Velha as outras duas unidades de saúde. Além disso, os quase 30 mil moradores da região da Itoupava Central, e também os usuários de outros pontos da cidade podem fazer consultas e procedimentos de rotina durante este horário. Os serviços incluem também a distribuição gratuita de medicamentos para a comunidade. 
Este benefício à população integra uma das etapas já firmadas pela Prefeitura de Blumenau para a melhoria da qualidade de vida aos usuários da região.
O prefeito Napoleão Bernardes pretende ainda ampliar o atendimento médico na cidade em todos os Ambulatórios Gerais até o fim do mandato. No final do ano passado, o AG Guilherme Jensen também foi entregue à população totalmente reformado e com sua estrutura física duplicada, dos seus antigos 400 metros quadrados destinados para o atendimento aos atuais mil metros quadrados. Além disso, com as reformas e ampliações foram também ampliados os serviços prestados, com novas salas de consultas e também odontologia, sala de raio-X e demais dependências.

Atendimento
Desde abril do ano passado, os AGs da Velha e Garcia trabalham em horário ampliado na cidade, com a equipe no atendimento até às 24h. A medida permitiu avançar significativamente para o bem estar dos usuários da região, além de também atender pacientes de outros pontos da cidade, independente da área de cobertura. Com esse incremento, foram assistidas 8.784 pessoas no ano passado durante este horário, sendo que 3.091 com atendimento pediátrico e 5.693 com clínicos gerais. A média de atendimento nas duas unidade somaram mais de mil usuários por mês. Além disso, todos os procedimentos realizados durante o dia nos dois AGs foram ofertados à população até às 24h.
Para a secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, com a ampliação do atendimento de forma descentralizada após as 21h, vai permitir reduzir significativamente a demanda existente nos hospitais da cidade. "Hoje, praticamente 70% dos atendimentos realizados nos hospitais de Blumenau poderiam ser efetivados junto aos Ambulatórios Gerais", explica Regina. "Além disso, nossa intenção é fazer com que a população se dirija ao AG antes de procurar os hospitais, salvo os casos em que o procedimento esteja além dos serviços oferecidos pelos AGs", reforça a secretária.
Segundo a diretora de Ações em Saúde, Andréa da Silva, é necessário promover uma mudança de comportamento na população, que está habituada a procurar um hospital quanto poderia se dirigir ao Ambulatório Geral. "Casos de acidentes e outros fatores que coloquem risco de vida, além de mal súbitos são situações que é necessário se dirigir a um hospital. Mas nos outros casos os procedimentos ambulatoriais são realizados tranquilamente pelas unidades de Saúde, citando entre eles o aparecimentos de febre, diarréia, vômitos e mudança na pressão arterial, por exemplo", diz Andréa.

Confira como vai funcionar o atendimento do AG
De segunda a sexta: das 7h às 24h.
Das 7h às 21h: atendimento de rotina aos que residem na região.
Das 21h às 24h: Atendimento geral para todos os moradores da cidade
Casos graves e urgentes: Procurar diretamente os pronto-socorros dos hospitais.
Telefones de contato: 3323-9405, 3323-6705, 3323-9406 e 3323-8904

Fonte: Maria Regina de Souza Soar, secretária de Saúde
Assessor de Comunicação: Joni César

Nenhum comentário: