quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Papa nomeia novo Bispo para Rio do Sul no Vale do Itajaí. O Padre Onécimo Alberton, 49 anos, é da Diocese de Criciúma. Ele irá substituir Dom Augustinho Petry, que deixará o cargo aos 76 anos. E o nome do novo Bispo para Blumenau deve ficar só para o ano de 2015.

Papa nomeia novo Bispo para Rio do Sul no Vale do Itajaí. O Padre Onécimo Alberton, 49 anos,  é da Diocese de Criciúma. 
Ele irá substituir Dom Augustinho Petry, que deixará o cargo aos 76 anos. 
E o nome do novo Bispo para Blumenau deve ficar só para o ano de 2015.
Foto Padre Onécimo Alberton via site Diocese de Criciúma

O povo de Deus da Diocese de Criciúma foi surpreendido, na manhã desta quarta-feira, 17, com a notícia da nomeação do Padre Onécimo Alberton como Bispo da Diocese de Rio do Sul (SC), situada na região do Alto Vale do Itajaí, no centro do Estado. Padre Onécimo exerce, desde 28 de julho de 2013, a missão de pároco na Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Michel, em Criciúma. Ele também é presidente da Cáritas Diocesana e coordenador da Pastoral Presbiteral.

A publicação da nomeação se deu às 12 horas (9 horas no horário de Brasília), pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro, em Roma. Recentemente, Padre Onécimo se especializou através do Mestrado em Teologia Espiritual pelo Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, na capital italiana, como aluno do Colégio Pio Brasileiro.

“O comunicado sobre minha nomeação, feita pelo Papa, aconteceu através de um telefonema do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, na manhã do dia 25 de novembro. Na ocasião, o mesmo marcou a data para divulgação, que seria feita pelo Papa neste dia 17”, relata Padre Onécimo.

Escolhido pela Igreja para ser titular na Diocese conduzida por Dom Augustinho Petry, que se torna bispo emérito, Padre Onécimo afirma que sempre procurou viver o ministério presbiteral junto ao povo de Deus, unidos aos bispos com os quais conviveu e foi obediente e com o presbitério. “Amo aquilo que sou e procuro fazer com que aquilo que faço seja expressão deste amor, como resposta de gratidão a Deus pelo chamado que Ele me fez”, acrescenta.

Natural da comunidade de Brusque do Sul, interior de Orleans (SC), Padre Onécimo nasceu em 16 de fevereiro de 1965, tem 49 anos de idade e 22 de sacerdócio. É filho de Mozé Alberton e Laura Bagio Alberton e tem quatro irmãos: Maria Begair, Altair, Aldair e Zoê Moisés.

Diocese de Rio do Sul
A Diocese de Rio do Sul, que tem por padroeiro São João Batista, compõe-se de 31 paróquias, 487 comunidades constituídas e 51 centros de atendimento, além de quatro seminários. Tem uma população de mais 306 mil habitantes (censo 2010), sendo mais de 237 mil católicos (censo 2000). Abrange 32 municípios do Alto e parte do Médio Vale do Itajaí. Foi criada pelo Papa Paulo VI, com a Bula Quam Máxime, em 23 de novembro de 1968, porém tornada pública apenas em 12 de março de 1969, quando da indicação do 1º Bispo, Dom Tito Buss (em memória). A Diocese de Rio do Sul foi instalada em 3 de agosto de 1969, desmembrada quase na sua totalidade da Diocese de Joinville e, em parte, da Arquidiocese de Florianópolis. É composta pelos municípios de Agrolândia, Agronômica, Alfredo Wagner, Apiúna, Ascurra, Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Ibirama, Imbuia, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rodeio, Salete, Santa Terezinha, Taió, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum. Em 29 de julho de 1998, Dom José Jovêncio Balestieri foi nomeado Bispo Coadjutor da Diocese e, a partir do dia 1º de setembro de 2000, assumiu como 2º bispo da Diocese de Rio do Sul. Em 22 de dezembro de 2007, tomou posse como Bispo Coadjutor Dom Augustinho Petry que, em 19 de março de 2008, tornou-se o 3º bispo diocesano.

Nenhum comentário: