terça-feira, 4 de agosto de 2015

E vem mais aumento na conta de LUZ. Reajuste tarifário médio será de 3,61% na área de concessão da Celesc a partir de sexta-feira dia 7 de agosto.

E vem mais aumento na conta de LUZ.
Reajuste tarifário médio será de 3,61% na área de concessão da Celesc
 a partir de sexta-feira dia 7 de agosto.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na manhã desta terça-feira, 4, os índices de reajuste das tarifas de fornecimento de energia elétrica para cada classe de consumidores da Celesc Distribuição. Conforme definido pela Agência Reguladora, o reajuste tarifário médio que passa a vigorar neste dia 7 de agosto é de 3,61%.

Para os consumidores residenciais, atendidos em baixa tensão (Grupo B), que representa 99,6% do número de consumidores da Empresa, o efeito médio percebido do reajuste será de 3,63%. Para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias e unidades comerciais de grande porte como shoppings (Grupo A), o efeito médio será de 3,59%.

Saiba mais
O reajuste tarifário anual ajuda a manter o poder de compra da receita das concessionárias de energia elétrica, segundo fórmula prevista nos contratos de concessão, e é dividido em índice econômico e financeiro. Ele acontece anualmente, na data de aniversário do contrato, exceto no ano da Revisão Tarifária Periódica.
O percentual referente à parcela financeira é estabelecido para cobrir os custos realizados pela concessionária no último ciclo tarifário que não puderam ser avaliados no reajuste anterior. Esses custos não são gerenciáveis pelas distribuidoras, como a compra extra de energia.
O percentual referente à parcela econômica reflete a estimativa de receita necessária para cobertura de custos e investimentos previstos para os próximos 12 meses. Ele é definido com base nas projeções de órgãos responsáveis pelo planejamento e gerenciamento do sistema elétrico no País (como a Empresa de Pesquisa Energética - EPE e o Operador Nacional do Sistema - ONS).

Nenhum comentário: