terça-feira, 18 de agosto de 2015

Veja o esclarecimento por parte da Prefeitura de Blumenau - Inusitado: Homem se acorrenta em frente à Prefeitura de Blumenau em forma de protesto. Segundo Vanderlei Cardoso, morador da Margem Esquerda no bairro Itoupava Central, ele reclama contra a falta de atendimento no postinho de saúde do bairro.

Inusitado: Homem se acorrenta em frente à Prefeitura de Blumenau em forma de protesto. Segundo Vanderlei Cardoso, morador da Margem Esquerda no bairro Itoupava Central, ele reclama contra a falta de atendimento no postinho de saúde do bairro.
Foto tirada hoje dia 18/08/2015 às 8h.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

VEJA O ESCLARECIMENTO POR PARTE DA PREFEITURA DE BLUMENAU - SECRETARIA DA SAÚDE.


NOTA DE ESCLARECIMENTO 
A Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau vem a público esclarecer fato acontecido esta manhã, envolvendo o cidadão Vanderlei Cardoso, que se acorrentou ao prédio da Prefeitura de Blumenau. Esclarecemos que o mesmo foi abordado por uma equipe especializada do CAPS (Centro de Atenção Psicosocial) no local. A equipe encontrou o paciente lúcido e orientado, e constatou que ele não estava passando por surto psicótico, o que impede o CAPS de qualquer intervenção.Vanderlei alegou que queria chamar atenção com seu ato.

Ao que compete à Secretaria de Saúde em relação aos serviços prestados a este paciente, informamos que o exame de sangue solicitado pelo médico do ESF em 07/07/2015 e que teria agendamento apenas para daqui 60 dias, pode ser realizado com a mesma requisição em qualquer outro laboratório de exames que seja prestador de serviços da SEMUS, como o Santa Isabel, o Bluanálises e o Equipe, entre outros.
Em relação a um exame de Endoscopia pendente para o paciente em questão desde 2014, a Secretaria admite que tinha um problema em relação aos prestadores de serviço desse exame, mas que já foi resolvido. O exame, de caráter eletivo (sem urgência ou emergência) ainda deverá passar pela avaliação do médico regulador do sistema para que seja agendado.

O Senhor Vanderlei Cardoso é atendido no ESF Jackson Roberto Carl, na Itoupava Central. Apesar de suas reclamações e ofensas à equipe, já registradas pela mesma em duas ocasiões na Ouvidoria SUS, o paciente recebeu atendimento todas as vezes que buscou os serviços da Unidade de Saúde. Ainda, demais reclamações são em número irrisório, o que leva a acreditar que o Senhor Vanderlei possui um entendimento peculiar em relação a como deveria ser o funcionamento do posto. Como um serviço de atendimento à população em geral, não podemos permitir que a vontade de um indivíduo seja soberana perante os demais.

Secretaria de Saúde de Blumenau
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

2 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente, eu acho que o único louco é essa Secretária de Saúde da Prefeitura.
Se existe um posto de saúde e laboratório vinculado ao SUS em cada bairro, onde deveriam ser atendidos os pacientes moradores daquela região, por que o paciente deve ir procurar laboratórios em outros bairros??? Para superlotar os outros laboratórios e entupir ainda mais o Centro da cidade?
Ademais, se o paciente tem, de fato, problemas psicossociais, entendo que seria ideal que este fosse atendido na própria região que mora, para evitar que o mesmo tenha que se deslocar para outras regiões quando precisa de atendimento médico ou laboratorial, pondo em risco sua própria segurança e a de outrem.
Entendo também que aguardar 60 dias para a realização de um simples exame de sangue, ou ainda, esperar "tempo infinito" para a realização de exame de endoscopia é um absurdo!
A Prefeitura assume que existia problemas com este tipo de exame (só com este tipo) mas que já foi sanado. Será mesmo???
Por fim, alegam que os exames eletivos precisam ser avaliados por um médico regulador. OUTRO ABSURDO!!!
Se o exame já foi pedido por um médico, que é contratado pela própria Prefeitura, acreditando-se, assim, que tenha capacidade para definir que exames são necessários para seu paciente, por que esta requisição teria que passar pela autorização de outro médico?
Quer dizer que o cidadão blumenauense não tem direito à consultas eletivas preventivas, caso o médico regulador não permita a realização do exame???
A única conclusão que eu consigo chegar é de que a Prefeitura está tentando denegrir a imagem do cidadão (sugerindo que ele tenha "surtos psicóticos") para justificar sua incompetência e descaso com a população.
Neste caso, eu concordo com as reivindicações do Sr. Vanderlei, de que há algo muito errado no Posto de Saúde da região em que ele é atendido, estendendo-me ainda para a Secretaria de Saúde, diante do descaso com relação aos "prazos" para realização dos exames e, ainda, com relação à necessidade de validação de exames por outro médico, além daquele que tenha consultado o paciente e solicitado o referido exame.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.