sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Isso é o Brasil...Os extintores deixam de ser obrigatórios para os veículos de passeio. A decisão foi tomada pelo CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito. Os novos extintores ABC que seriam obrigatórios a partir de outubro, não serão mais obrigatórios. O extintor será obrigatório somente para veículos utilizados comercialmente para transporte de pessoas e cargas como ônibus e caminhões.

Isso é o Brasil...Os extintores deixam de ser obrigatórios para os veículos de passeio. A decisão foi tomada pelo CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito. Os novos extintores ABC que seriam obrigatórios a partir de outubro, não serão mais obrigatórios. O extintor será obrigatório somente para veículos utilizados comercialmente para transporte de pessoas e cargas como ônibus e caminhões. 
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)


O Kit de primeiros socorros em 1998 também era obrigatório e depois passou a ser opcional.

Qual o motivo da decisão do extintor ser opcional para os carros: várias conversas com fabricantes, bombeiros e seguradoras; e descobriram que o índice de carros que pegam fogo é mínimo e os motoristas geralmente não utilizavam o extintor para apagar o incêndio no veículo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem apaga incêndio é bombeiro, e mesmo assim um bombeiro que deu uma demonstração no programa da Ana Maria Braga não conseguiu tirar o extintor do carro, entrou o comercial e depois ele aparece com o extintor na mão.
Resta ainda o simulador de carro que entra em vigor no próximo ano. Mais custos que serão repassados aos aprendizes das auto escolas.
Ainda quero saber quem se beneficia com o leitor de identificação digital do novo título de eleitor.
Não devemos nos esquecer do selo pedágio, do kit de emergência, do engate da carretinha, da troca das tomadas, das novas lâmpadas econômicas, das futuras lâmpadas a led.
Sempre tem uma falcatrua atrás de toda nova obrigação, vão reviver o imposto sobre as operações financeiras, Deus nos livre.
Brasil é o país das falcatruas.

Anônimo disse...

Isso não vai longe. Já tem lobista dos fabricantes de extintores propinando e fazendo força em cima do pessoal do CONTRAN para que a decisão retroaja tal qual fizeram com os simuladores de direção. Esta vai ser uma alegria que não vai durar muito. Além do mais a fabricação e venda de extintores de incêndio arrecada impostos, que é coisa que atualmente este governo não abre mão.
Temos que botar uma coisa na cabeça, somos ovelhinhas trouxas.

Anônimo disse...

Os Estados Unidos da América aboliram (não deixam e não querem) identificação digital para menores de 15 anos e maiores de 65 anos, assim cono não deixam e não querem identificação pela retina nessas mesmas faixas etárias pois as características fisiológicas mudam muito rapidamente.
No ano próximo vai ter votação, não esqueçam de levar o título atualizado e uma documentação com foto, pois o identificador digital não vai funcionar. Isso vai gerar filas enormes e tem eleitor que vai ficar brabo e não vai votar. Se não votar e não justificar vai pagar uma multa que o governo está interessado em arrecadar.
No Brasil um burocrata decreta (porque ganhou uma propina) uma lei e não consulta os especialistas da área para ver a sua viabilidade.
Temos manias de correr atrás das novas tecnologias depois descobrimos que são falhas. Quem tem carro com fechadura automática e acionamento remoto do alarme em carros tem que tomar cuidado pois tem uma coisinha que é vendida no Paraguai que anula a função. Do mesmo jeito que tem um tag RFID que está virando moda em condomínios em Blumenau no lugar da chave de entrada, tomem cuidado, pois tem um "capetinha" também vendido no Paraguai que desbloqueia a entrada. Há muito que a tecnologia do tag RFID para permitir entradas não é mais usada "lá fora", mas aqui... ! Condôminos, sejam expertos e voltem à antiga e funcional chave.
O nosso atual ministro das comunicações não entende coisa nenhuma da área. O antigo e atual ministro da energia não entendem nada da pasta (embora o atual seja um engenheiro eletricista).
"Nunca antes na história deste país" se viu tamanho número de incompetentes cuidando de áreas sensíveis. É uma troca de cargos em troca de votos. Quem dá mais leva.
Antes não havia o Ministério da Pesca? Também deveria haver o Ministério da Caça.
Deus nos livre!