quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Veja as fotos da apresentação da orquestra de Câmara de Blumenau, com formação de cordas, com o solista convidado Yamandu Costa ao violão.

Veja as fotos da apresentação da orquestra de Câmara de Blumenau, com formação de cordas, com o solista convidado Yamandu Costa ao violão.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

Sobre a Orquestra de Câmara de Blumenau
Desde 1981, a Orquestra de Câmara de Blumenau já realizou diversas turnês pelo Brasil e exterior, com apresentações nas mais famosas salas de concerto da Europa, como Smetana de Praga e o Mozarteum de Salzburgo. A Orquestra também tocou ao lado de grandes nomes da música mundial, entre eles, Jean Pierre Rampal, Maurice André, Ingrid Haebler, Arthur Moreira Lima, Paulo Bosísio, Helena Jank, Antônio Meneses, Domenico Nordio e Renato Borghetti.
Na última década, entrou numa nova fase com a direção artística do violinista italiano Daniele Girardello, adaptando-se à nova dinâmica do fomento à cultura. Por meio de recursos captados, através de projetos de incentivo, já realizou inúmeros concertos, incluindo duas turnês nacionais; apresentou-se com solistas e maestros convidados de destaque como Luiz Henrique Beduschi, Álvaro Siviero, Derico Sciotti, Michael Debost, Rita Costanzi e João Carlos Martins.
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

Sobre Yamandu Costa
Considerado um dos grandes talentos do violão brasileiro, o músico Yamandu Costa é conhecido por misturar diversos estilos musicais, do choro a música clássica brasileira, passando pelas milongas, tangos, zambas e chamamés gaúchos com uma personalidade única em seu violão de sete cordas. Possui 23 álbuns próprios, participou de diversos festivais em todo o mundo e já ganhou o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá, em Cuba e teve uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida, ainda sendo indicado para o Grammy Latino no ano de 2010.
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

Os ingressos serão gratuitos e distribuídos na bilheteria dos locais de apresentação, dois dias antes do espetáculo, com limite de duas unidades por pessoa.
 Realizada pelo Ministério da Cultura, a turnê é patrocinada pelas empresas Banco Bradesco e Cia. Hering. 
Os concertos têm regência de Daniel Bortolosy e direção artística de Daniele Girardello. A turnê conta com quatro espetáculos e ocorre nos dias 15, 16 e 29 de setembro e 2 de outubro. O violonista Yamandu Costa tocará nas cidades de Joinville e Blumenau (SC) nos dias 15 e 16, e o acordeonista Renato Borghetti se apresentará em Itajaí (SC) no dia 29 e em Curitiba (PR) em 2 de outubro.
Entre os repertórios, nos espetáculos com Yamandu estão incluídas as conhecidas “Concerto Fronteira” e “Brejeiro” e, nas apresentações com Borghetti, as clássicas do cancioneiro gaúcho “Milonga para as Missões” e “Mercedita”.
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

Sobre Daniele Girardello (diretor artístico)
Natural da região do Vêneto, na Itália, Daniele Girardello desenvolveu intensa atividade musical com diversas orquestras italianas, dentre elas a famosa Orchestra di Câmara di Venezia – “L’Offerta Musicale”. Em 1998, ocupou a cadeira de professor de violino da escola Media Statale (Comacchio) e também ensinou no conservatório G. Frescobaldi, ambos em Ferrara (Itália). Radicado no Brasil desde 2002, tornou-se referência no ensino do violino e atualmente é spalla e diretor artístico da Orquestra de Câmara de Blumenau.
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

Sobre Daniel Bortolosy (maestro)
Um dos mais prmissores e atuantes regentes de sua geração, Daniel Bortolosy já trabalhou com diversos grupos sinfônicos brasileiros, além de orquestras na Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Cazaquistão, Inglaterra, República Tcheca, Romênia, Ucrânia e Rússia. Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), esteve à frente da Belgrade Philharmonic Orchestra, em Belgrado, Sérvia, onde executou, pela primeira vez no país, as Bachianas n. 2 e n. 4 de Heitor Villa-Lobos.
Foi o primeiro maestro latino-americano a dirigir a Royal Oman Symphony Orchestra, no Sultanato de Omã, incluindo apresentações particulares para o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair. É fundador e diretor artístico do “New Orleans Festival Brasileiro!”, dos Estados Unidos e, recentemente, foi jurado do concurso “Shabyt”, em Astana, Cazaquistão.
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)  
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

Nenhum comentário: