sábado, 17 de outubro de 2009

Veja a exposição na Vila Germânica, de suporte para assentar copos de chope, conhecido por bolachas. Tem marcas nacionais e internacionais.

Turistas e blumenauenses podem conferir a exposição
de bolachas de chope na 26º Oktoberfest

Foto de Jaime Batista da Silva
Blumenauense e turistas que visitam a 26º Oktoberfest, além de degustar a grande variedade de chope e pratos típicos, também têm a chance de conhecer a exposição de bolachas de chope - aquele suporte utilizado para assentar copos de chope ou cerveja. Cerca de 1.200 bolachas, foram arrecadadas através da doação de colecionadores e cervejarias de todo o Brasil e países como Polônia, Inglaterra, Holanda, entre outros.

Foto de Jaime Batista da Silva
As doações vêem deste a Alemanha até os EUA, cotando ainda com curiosas nacionalidades, como a da cerveja Stella, que vem do Egito. Além de várias cores e formas, as bolachas também representam vários países, e trazem em sua superfície não somente marcas de cerveja, mas belas paisagens impressas.

Segundo o presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, a exposição é uma forma de atrair a curiosidade dos visitantes para a cultura alemã. "A festa é composta de varias atrações é uma delas e conhecer um pouco mais a história da maior festa alemã das Américas, explica Mette.

Após a festa, as bolachas serão doadas ao Museu da Cerveja de Blumenau.

Foto de Jaime Batista da Silva

História
As primeiras bolachas de chope eram de louça e foram inventadas para cobrir os copos, protegendo a cerveja dos insetos. Em 1892, Robert Smith patenteou em Dresden - região da Alemanha - a bolacha de papelão, para ser usada como suporte do copo de modo a impedir que a umidade externa escorresse e se espalhasse pela mesa. Desde ai, a prática ganhou adeptos em todo o mundo e as bolachas se transformaram em artigos de coleção.
Vale lembrar que a exposição esta localizada no Setor 1 do Parque Vila Germânica e permanece até o final da festa, amanhã dia 18/10/09.

Fonte: Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica e Adriana Schimila

Nenhum comentário: