quarta-feira, 24 de março de 2010

Santa Catarina é destaque em geração de empregos formais no Brasil. Blumenau lidera com 4mil novas vagas no 1º bimestre.

Governo do Estado divulga geração de empregos em Santa Catarina.
O Governo do Estado, por meio da Diretoria de Estatística e Cartografia da Secretaria de Estado do Planejamento divulgou, nesta quarta-feira (24), mais informações sobre os estudos realizados no primeiro bimestre de 2010 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que apontam Santa Catarina como o Estado campeão em geração de empregos formais em comparação com a população residente.
Os municípios catarinenses campeões em geração de empregos foram Blumenau, com 4.001 novas vagas, Fraiburgo, com 3.657, e Joinville, com 3.357. “Estes números refletem o trabalho desenvolvido pela Secretaria Regional durante estes anos de governo.
Os investimentos do Prodec para o município de Blumenau, por exemplo, chegam a mais de R$ 500 milhões e estão diretamente ligados à geração de emprego e o desenvolvimento da região, comenta o secretário regional Paulo França.
No período de janeiro a fevereiro deste ano, foram gerados 5,8 empregos formais por mil habitantes em Santa Catarina, contra a média nacional de 2,0.
Em números absolutos, foram 35.401 novos empregos formais no Estado, o que corresponde a 9,1% dos 390.844 gerados no país.
Santa Catarina só foi superada pelos estados de São Paulo (131.821), Minas Gerais (47.995) e Rio Grande do Sul (38.595).
Os setores econômicos que se destacaram foram indústria de transformação, com 40,5%, e agricultura e pecuária, com 21,8%, em consequência da colheita da maçã. Apresentaram desempenho negativo atividades de comércio, com -4,6%, e alimentação e hospedagem, com -0,8%, devido ao fim da temporada de verão. Também em virtude dom fim da temporada, os municípios que apresentaram resultado negativo em relação a vagas de emprego foram Bombinhas, com -435, Itapema, com -258 e Garopaba, com -160.
Fonte: Secretaria Desenvolvimento Regional de Blumenau.

Nenhum comentário: