quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Greve dos Bancários: Hoje vai ter negociação entre a Fenaban e os bancários. É a maior greve nos últimos 20 anos.

Greve dos Bancários: Hoje vai ter negociação entre a Fenaban e os bancários.

É a maior greve nos últimos 20 anos.

Foto arquivo de Jaime Batista da Silva
Greve nacional dos bancários arranca negociação com a Fenaban nesta quinta-feira.

Após 16 dias de greve nacional da categoria, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) rompeu o silêncio e decidiu retomar as negociações com o Comando Nacional dos Bancários. Uma nova rodada foi marcada para esta quinta-feira, 13, às 16 horas, em São Paulo. O agendamento ocorre um dia depois da reunião do Comando Nacional, em São Paulo, que decidiu fortalecer e ampliar ainda mais as paralisações. Por enquanto, a greve segue por tempo indeterminado.

A greve, que já é a maior da categoria nos últimos 20 anos, foi deflagrada no dia 27 de setembro, depois que as assembleias dos sindicatos rejeitaram a proposta de reajuste de 8% feita pela Fenaban na quinta rodada de negociações, o que significa apenas 0,56% de aumento real.

Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, extinção da rotatividade, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, segurança contra assaltos e sequestros, igualdade de oportunidades, melhoria do atendimento dos clientes e inclusão bancária sem precarização, dentre outros itens.

Reuniões do Comando Nacional
Os integrantes do Comando Nacional se reúnem antes da negociação nesta quinta-feira, às 15 horas, nas dependências do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

Após as negociações, o Comando Nacional volta a se reunir para fazer avaliação e definir orientações aos sindicatos.

Magali Moser

Nenhum comentário: