Regras do traje típico para a Oktoberfest de Blumenau.
Foto de Jaime Batista da Silva
Uma portaria publicada recentemente define as características de um traje de `fritz e frida´. O documento, elaborado pela Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica e pela Fundação Cultural, com o suporte da Associação de Grupos de Caça e Tiro de Blumenau e da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí, detalha todas as peças que configuram, ou não, um traje típico germânico.
As características que definem um traje típico masculino, por exemplo, são: chapéu, de uso opcional, em vários tons e forrado de pins; suspensório de couro ou embutido do mesmo tecido e cores da bermuda; colete, de uso opcional, de cor idêntica ou de tons que combinem com a bermuda ou a calça e camisa de tecido, com colarinho, de manga curta ou comprida, lisa e em tons claros ou xadrez.
A bermuda, calça longa ou até a altura do joelho; meia ou polaina, de uso obrigatório, na altura do joelho, com sapato ou botina fechado nas cores marrom ou preto também são consideradas peças compõem o traje típico. Quanto à renda grega, que às vezes é colocada no suspensório, não faz parte do traje. Porém, como a portaria foi publicada a poucos dias da festa, nesta 30ª edição da Oktoberfestorganização irá aceitar esta descaracterização. A partir do ano que vem será cobrado conforme regulamentação.
Traje feminino
Para os trajes femininos, são considerados características típicas o chapéu ou tiara florida, de uso opcional; blusa em tons claros ou xadrez, com mangas bufantes, acompanhada de colete, que não deixe a barriga à mostra e que combine com as cores do traje; avental, de uso opcional, em tons combinando com o traje; vestido típico ou saia, com detalhes em renda ou bordado, de comprimento longo ou até a altura do joelho; meia ou polaina, de uso opcional, na altura do joelho e sapato ou sapatilha fechados.
Camiseta de malha ou camisa pólo; tênis, chinelo, sandália ou sapatilha aberta ou meia de futebol e traje feminino com comprimento acima do joelho são peças que não fazem parte do traje típico e que por isso não dão direito ao desconto de 50% no ingresso de entrada.
Mais informações os oktoberfesteiros encontram no site oficial da festa www.oktoberfestblumenau.com.br.
Fonte: Ricardo Stodieck, secretário de Turismo
5 comentários:
antes de fazerem essa mudança deveriam começar pelas bandas que são umas das atrações da festa tem muitas dançarinas e vocais que praticamente vão quase nua mostrando tudo, acho que deveria ser direito pra todos não so para o publico .
Eu fui trajado como manda a cultura alemã no Domingo e tive que pagar o ingresso normal, pois a pessoa do caixa que avalio informou que não estava correto o meu traje...
Se o meu traje não e o correto, e os caixas estão preparados para fazer estas avaliações, ao meu ver NÃO...
Fui no Domingo na festa divida mente trajado, mas para minha surpresa o caixa me cobrou a entrada normal, pois na avaliação dele o meu traje não estava correto...
Estes caixas não estão preparados para fazer este tipo de avaliação.
Magino quantos não passaram por isto e ai reclama para quem no momento....
Então a moça da foto não vai ter direito ao desconto, pois a saia dela é acima do joelho ?
Balela, todo ano falam que vão barrar e nunca vistoriam isso...
Os bons pagam pelos ruins que não cumprem as regras.
Postar um comentário