quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Governador de Santa Catarina estará na Abertura da Festa Pomerana nesta sexta-feira dia 15/01/2010 em Pomerode.

Governador Luiz Henrique participa da abertura da Festa Pomerana

Pomerode faz os últimos acertos para uma noite especial. O Governador Luiz Henrique da Silveira, acompanhado do Secretário Regional Paulo França, participa nesta sexta-feira (15), da abertura oficial da 27ª Festa Pomerana. A cerimônia acontece às 20h, no Pavilhão Principal do Parque Municipal de Eventos (Avenida 21 de Janeiro, 2150 - Centro).

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, investe nesta 27ª edição um total de R$100 mil em recursos do Funturismo, revertidos em estrutura e divulgação para o evento. Neste ano, são esperados cerca de 80 mil visitantes em 10 dias consecutivos de muita dança, música e gastronomia típica alemã.

Apresentações folclóricas, competições, desfiles culturais e shows de bandas são alguns dos diversos atrativos que seguem até o dia 24 de janeiro, quando ocorre o encerramento da Festa Pomerana. A principal atração é o casamento pomerano, feito nos moldes de cem anos atrás. O casal Márcio Porath e Jussara Padaratz sobe ao altar revivendo antigas tradições do início do século 20, com cerimônia em alemão e convidados trajando vestimentas de época.

No dia 25, eles vivem a noite do “Quebra-Cacos’, ou “Polterabend”, antigo ritual germânico que diz atrair bons fluídos para os noivos. No dia 23, o casamento será celebrado às 9h30, na Igreja Evangélica Luterana da Paz, no Centro. Após a cerimônia, os recém-casados e convidados seguem em cortejo festivo em direção ao Parque de Eventos, local onde acontecem os festejos.

27ª Festa Pomerana:
Criada em 1984 para comemorar os 25 anos de emancipação político-administrativa do município de Pomerode, a festa mostra as características do povo pomerano que começou a colonizar a região do Vale do Rio do Testo, um dos afluentes do Rio Itajaí-Açu.

Hoje, a Festa Pomerana é organizada anualmente, sempre em janeiro, pois coincide com a temporada de verão nas praias do Estado. Com isso, é expressivo o número de visitantes que fazem uma breve escala em Pomerode e se divertem ao conhecerem as tradições alemãs da região.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Regional Blumenau

Nenhum comentário: