sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Internauta envia foto de um ônibus urbano "minhocão" de Blumenau circulando no centro fora da faixa exclusiva de ônibus.

Internauta envia foto de um ônibus urbano "minhocão" de Blumenau circulando no centro fora da faixa exclusiva de ônibus. Veja abaixo a resposta do Seterb sobre esta foto:Foto enviada pelo internauta Bruno de Blumenau.


Veja o comentário do internauta Bruno sobre a foto que ele enviou:


Foto flagrada do famoso minhocão circulando fora da faixa exclusiva para ônibus (aliás muito fora, na primeira faixa da esquerda) no dia (30/11/11) quarta-feira às 18h na rua 7 em frente ao Banco Safra (Hotel Rex), onde se encontra uma das novas estações de pré-embarque. Não havia passageiros dentro do ônibus, apenas o motorista e uma cobradora, mas isto não é desculpa para não respeitar as regras.
Se fosse um veículo normal na via exclusiva levaria multa e quando é o contrário?
Verdadeira falta de respeito com a população..
Sugestão da matéria Bruno de Blumenau.

*************************

VEJA ABAIXO A RESPOSTA DO SETERB SOBRE A FOTO ENVIADA:
Bom dia Jaime

Parabéns pelo seu blog, é muito interessante para a cidade.
Com relação ao ônibus 1111 da foto do internauta Bruno, é vital esclarecer:
Para atendermos às demandas do transporte coletivo (TC), em alguns casos, as viagens devem iniciar em trechos intermediários do percurso da linha e não sempre no terminal. Neste caso, o que ocorria antes é que este ônibus saia da garagem da Itoupava Norte por volta de 17h15min e seguia pelo corredor (dentro de seu trecho) até o terminal Fonte, para então iniciar a viagem às 18h05min e atender a grande demanda que neste horário se concentra na Beira Rio e seguir até o terminal Aterro e então até a Uniasselvi. Ocorre que, com o excesso de trânsito, principalmente no trecho Fonte/Beira Rio, ele nunca conseguia chegar 18h05 no 1º ponto da Beira Rio e assim não atendia as necessidades destes passageiros. havia muitas reclamações sobre isto.
A solução encontrada e que resolveu o problema foi autorizar este ônibus a acessar à Beira Rio, via rua Nereu Ramos, cortando o caminho (já que seguia vazio mesmo) e chegando a tempo de atender à necessidade. Para que esta manobra seja possível, com a segurança exigida, este ônibus, a partir de determinado trecho da rua Sete, deve sair do corredor a tempo de atravessar as três faixas restantes do tráfego desta via e, com segurança, a partir da faixa da esquerda, acessar à rua Nereu Ramos. A própria imagem da foto confirma, o prédio á esquerda é o Hotel Rex, já bem próximo da rua Nereu Ramos. Sendo o serviço de TC versátil, estas medidas de exceção na circulação são parte da atribuição legal do gestor, previstos no CTB e na legislação específica do transporte coletivo. Tratam-se entretanto de situações pontualmente necessárias para garantir o direito dos usuários a um atendimento adequado. O próprio site de horários, da linha 10, na legenda 15 confirma oficialmente esta viagem.
Estamos à inteira disposição para maiores esclarecimentos. Isaias Izidoro
Diretor de Transporte

Sérgio F. VoltoliniAssistente Técnico - SETERB 3323-2155 ramal 220

6 comentários:

Unknown disse...

Vi uma reportagem onde explicaram que os onibus nao sao obrigados a andar nos corredores...ele é de uso exclusivo ou preferencial aos onibus...mas nao obrigatorio!!!
Logico que acho errado...

Anônimo disse...

Na minha opinião a resposta não foi a esperada pela população. Não se pode transferir a culpa para a população, como fez a empresa, comentando que a reclamação pela falta de ônibus faz com que algumas linhas quebrem o protocolo. Se o problema é chegar a tempo, o ônibus deveria sair mais cedo da garagem, fazendo com que tal problema não ocorresse.

Anônimo disse...

O ônibus deve sair da garagem mais cedo. Afinal o corredor é exclusivo para os ônibus, foi construído com nossos recursos e toda uma faixa foi destinada a eles. Eu tenho que sair mais cedo para cumprir meus horários, portanto, que as empresas do SIGA também se organizem. É muita moleza né???

Anônimo disse...

Nós somos proibidos de entrar nas porcarias das faixas exclusivas mas eles não são obrigados a permanecerem nelas? Só pode ser piada né? Eta paisinho (e cidadezinha) esculhambados este nosso.

Andreia disse...

Eu acho assim, se ele sai da garagem, que saia mais cedo... assim, não chega atrasado... e outra, se o corredor é exclusivo de onibus, e agora existe para agilizar o transito dos onibus, no meio do transito é que ele nao vai chegar no horario dele mesmo... Eu acho que é so desculpa... e outra, por que existe a lei de proibido fumar nos terminais de onibus, e existem varias pessoas fumando, ate em baixo das placas proibindo, e ninguem faz nada?? Ate motoristas e cobradores eu ja vi... tirando uma galerinha barra pesada, quase sempre tbm... :S

Anônimo disse...

sempre tem uma desculpa na ponta da lingua...agora se um cidadão andar no corredor dos ônibus mesmo que num caso de emergência(como por exemplo ter que levar uma pessoa ao pronto socorro por não ter conseguido um atendimento da SAMU) é multa na certa e sem perdão....concordo com os comentários anteriores SAIA MAIS CEDO DA GARAGEM!!!!óbvio e evidente...sem desculpinhas esfarrapadas que de otários já nos fazem na hora de aumentar o valor das tarifas o tempo todo!!!!