quarta-feira, 8 de maio de 2013

Presídio Regional de Blumenau será desativado e a área será utilizada para a comunidade com espaço de lazer, área de saúde ou educação. Um novo Complexo Penitenciário será construído na cidade. Blumenau tem o pior presídio de SC.

Presídio Regional de Blumenau será desativado e a área será utilizada para a comunidade com espaço de lazer, área de saúde ou educação. 
Um novo Complexo Penitenciário será construído na cidade. 
Blumenau tem o pior presídio de SC.
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva (Presídio Regional de Blumenau - 2011)

A construção de uma penitenciária regional em Blumenau provocará a desativação do presídio localizado na rua General Osório. Aquela área será utilizada em prol da comunidade, com espaço de lazer e, possivelmente, uma unidade de saúde ou educação. Por outro lado, a reunião do prefeito Napoleão Bernardes com o governador Raimundo Colombo e a secretária de Estado da Justiça e Cidadania Ada de Luca definiu que em Blumenau será erguido um complexo penitenciário composto pela penitenciária, presídio e espaço de regime semi-aberto. O terreno não está definido, mas será adquirido pelo Estado.

A capacidade de detentos no novo complexo penitenciário será, no mínimo, o dobro da atual. Três áreas de aproximadamente 100 mil metros quadrados estão mapeadas e agora a prefeitura passa a fazer estudos (impacto de vizinhança, logística, etc) para apresentar ao Governo do Estado, que escolherá uma delas. Ainda assim, as áreas em questão são mantidas em sigilo a pedido do Departamento de Administração Prisional (Deap). O prefeito Napoleão Bernardes ressaltou a parceria com o poder público estadual: "Esta sintonia permitirá que desativemos o atual presídio e entreguemos equipamentos importantes para a comunidade daquela região", comentou.

O prefeito lembrou que o mais importante é que o novo complexo penitenciário trará mais segurança à população de Blumenau e região. O modelo de edificação a ser adotado é o da penitenciária de Itajaí, bastante eficaz. "O atual presídio, considerado pelas próprias autoridades de segurança um dos piores do país, será definitivamente desativado", disse. Além disso, os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Itajaí (AMMVI), região beneficiada, assumiram compromisso com Blumenau. Na reunião com o governador, Napoleão Bernardes ainda solicitou que o novo complexo possua não só a segurança tecnológica e da edificação, mas também número condizente de agentes prisionais e policiais. Hoje, ele repassou ao secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, os resultados da reunião em Florianópolis. A expectativa é que o complexo esteja em funcionamento daqui a dois anos.

Nenhum comentário: