segunda-feira, 3 de junho de 2013

Blumenau confirma mais dois novos terminais de ônibus. Um terminal será na Itoupava Central na Rua Gustavo Zimmermann e outro no bairro Água Verde no Leite Trevo.

Blumenau confirma mais dois novos terminais de ônibus. Um terminal será na Itoupava Central na Rua Gustavo Zimmermann e outro no bairro Água Verde no Leite Trevo.
Foto de Jaime Batista da Silva

Depois de vencerem as primeiras etapas de uma licitação internacional, seis empresas seguem habilitadas para a última fase de seleção para estudos e projetos complementares de dois novos terminais urbanos do sistema integrado do transporte coletivo de Blumenau. As novas instalações, nas regiões norte (Itoupavas) e oeste (Água Verde), facilitarão o transporte de passageiros no município. Conforme o Secretário de Obras, Paulo França, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Obras, disponibilizará R$ 5,7 milhões para a construção destes equipamentos.

As propostas das empresas concorrentes podem ser apresentadas até 15h desta quinta-feira, dia 6 de junho. A abertura dos envelopes ocorre no mesmo dia, às 15h30. O processo licitatório segue as regras internacionais determinadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, que financiou os recursos.

O Terminal das Itoupavas, que será construído na esquina da rua Gustavo Zimmermann com a rua Mário Giese, no bairro Itoupava Central, deve contar com a circulação de 25 mil pessoas beneficiadas com a integração. Já no Terminal Água Verde, a expectativa é que 18 mil cidadãos possam usufruir da estrutura no entroncamento das ruas General Osório com Guilherme Poerner, popularmente conhecido como "Leite Trevo".

As obras compõem uma serie de investimentos em mobilidade. Os recursos foram captados por meio de financiamento junto ao BID. Diferentemente dos demais terminais existentes no município, as novas estruturas trazem o conceito de integração intermodal. Ou seja, além de estacionamento para os ônibus, as bicicletas, motocicletas e automóveis também poderão compartilhar da estrutura a ser construída. Após o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos, estudo de impacto de vizinhança (EIV) e audiências públicas com a comunidade, ficou definido que os equipamentos contarão com sala de bilheteria, lanchonetes, um espaço público, banheiros exclusivos para trabalhadores do sistema e para o público em geral.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa notícia. Postagens como essa o povo não vê e não comenta!