terça-feira, 9 de julho de 2013

Dia Municipal da Defesa Civil foi comemorado nesta terça-feira, dia 9 de julho. O Prefeito Napoleão Bernardes anunciou novas propostas que estão sendo desenvolvidas pelo Poder Público, em especial os projetos voltados à melhoria de 17 áreas de encostas do município.

Dia Municipal da Defesa Civil foi comemorado nesta terça-feira, dia 9 de julho.
 O Prefeito Napoleão Bernardes anunciou novas propostas que estão sendo desenvolvidas pelo Poder Público, em especial os projetos voltados à melhoria de 17 áreas de encostas do município.
Foto da Equipe da Defesa Civil de Blumenau que passou o dia na Praça da Prefeitura.
 Foto de Jaime Batista da Silva

PREFEITO ANUNCIA NOVAS PROPOSTAS PARA MELHORIAS DE ENCOSTAS.
A Solenidade alusiva ao Dia Municipal da Defesa Civil, nesta terça-feira, dia 9, foi marcada pela presença do Prefeito Napoleão Bernardes, que anunciou novas propostas que estão sendo desenvolvidas pelo Poder Público, em especial em projetos voltados à melhoria de 17 áreas de encostas do município, além da participação junto à Esfera Federal para captação de investimentos substanciais para a implantação do novo sistema de vigilância da cidade no prédio municipal.
Napoleão Bernardes também parabenizou os investimentos que estão sendo efetivados pelo Estado com prioridade na prevenção de desastres e que vai beneficiar Blumenau. “É um momento especial à cidade e também para uma reflexão. Há trinta anos o município praticamente ficou submerso por 32 dias em função de uma catástrofe. Por isso, estamos hoje pensando em prevenção com ações estratégicas para o bem social de toda a comunidade”, disse. 
Ao som da Banda do 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), a solenidade contou ainda com a participação do secretário Estadual de Defesa Civil, Milton Hobus, que parabenizou Blumenau por ser um município representativo para o país através dos trabalhos desenvolvidos pela Defesa Civil. Milton elogiou especialmente os estudantes das escolas que participaram do Programa Defesa Civil na Escola: “Os alunos representam a memória futura da cidade e principalmente na prevenção dos desastres. E estou aqui pelo respeito ao trabalho desenvolvido pela municipalidade junto os cidadãos”, disse. 
  Foto de Jaime Batista da Silva

Parceiras de Defesa Civil
O evento oficializou também a entrega às unidades de ensino EBM Visconde de Taunay e EEB Luiz Delfino, do certificado de “Parceiras da Defesa Civil”, resultado da participação dos estudantes destes educandários no Programa Defesa Civil na Escola. Para a diretora da EBM Visconde de Taunay, Sinclair da Silva Ferreira, a participação dos alunos refletiu na preocupação do Poder Público para com a geração futura. “É um momento único porque permite inserir as crianças neste contexto, o que antes era um fato totalmente desconhecido para os estudantes. Sem dúvida é de uma riqueza sem precedentes”, disse Sinclair 
A solenidade alusiva ao Dia Municipal de Defesa Civil em Blumenau defronte à Prefeitura decreta o início das atividades que serão desenvolvidas no município até às 12h de sábado, dia 13, quando encerra o simulado de enchente no município com a participação de todos os setores públicos e privados, além da comunidade voluntária. Durante todo o dia desta terça-feira, entidades do município, como o Corpo de Bombeiros e do 23º BI estarão presenteando a população, na Praça Victor Konder, com uma amostra dos equipamentos usados em caso de resgates. 
Para quarta-feira, dia 10, a Prefeitura preparou um simulado no dique de contenção, no bairro Itoupava Norte, às 10h. A atividade vai contar com o fechamento das comportas, além do acionamento das bombas e mobilização da comissão e comunidade. Na quinta-feira, dia 11, será realizado o Seminário Municipal de Defesa Civil, às 19h, no auditório do Bloco T, no Campus I da Furb. Além das palestras “Defesa Civil Nacional” e “Plano de Contingência”, a Prefeitura fará a entrega do Plano de Contingência do município aos coordenadores dos abrigos e integrantes do Comdec e convidados. 
  Foto de Jaime Batista da Silva

Simulado
Na sexta-feira, dia 12, a Semana Municipal de Defesa Civil encerra oficialmente as atividades desenvolvidas durante a semana com um simulado de enchente no município, programado para iniciar às 11h e encerrar somente no sábado, dia 13, ao meio dia. Todos os setores da cidade vão trabalhar neste dia, com o acionamento dos abrigos, além de entidades como Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e comunidade voluntária. 
  Foto de Jaime Batista da Silva

Confira a programação na íntegra
Dia 9 – terça-feira
Horário – início às 10h
Local: Praça Victor Konder
Solenidade alusiva ao Dia Municipal da Defesa Civil
Apresentação da Banda do 23º BI
Entrega de diplomas às escolas participantes do Programa Defesa Civil na Escola
Exposição na praça dos trabalhos e programas:
Defesa Civil na Escola e Plano de Contingência, Mapeamento de Áreas de Riscos
Apresentação do Alertablu
Divulgação de cotas de enchentes
23º BI e Corpo de Bombeiros 
  Foto de Jaime Batista da Silva

Dia 10 – quarta-feira
Horário: 10h
Local: Dique de Contenção 25 de Julho – Itoupava Norte
Simulado Comportas 

Dia 11 – quinta-feira
Horário:19h
Local:Auditório Bloco T – Campus I (Furb)
Seminário Municipal de Defesa Civil
Palestras – “Defesa Civil Nacional” e “Plano de Contingência”
Entrega do Plano de Contingência aos coordenadores de abrigos
Coquetel 

Dia 12 – Sexta-feira
Horário: Início 11h – Término dia 13 - ao meio dia
Local: Prefeitura e abrigos
Simulado de enchente
Acionamento de entidades
Encerramento 

Assessor de Comunicação: Joni César
  Foto de Jaime Batista da Silva
 Foto de Jaime Batista da Silva

Nenhum comentário: