sexta-feira, 19 de julho de 2013

Atenção: Onda de FRIO INTENSO deve chegar à SC entre este domingo até quarta-feira da semana que vem. É a chamada massa de ar polar que irá despencar as temperaturas. Em Blumenau a temperatura poderá chegar à 1ºC.

Atenção: Onda de FRIO INTENSO deve chegar à SC entre este domingo até quarta-feira da semana que vem. É a chamada massa de ar polar que irá despencar as temperaturas. Em Blumenau a temperatura poderá chegar à 1ºC.
Veja o alerta oficial da Defesa Civil de SC.
Foto de Jaime Batista da Silva
A Secretaria Estadual de Defesa Civil está em alerta, para a possibilidade de o Estado ser atingido, nos próximos dias, por uma forte onda de frio. De acordo com as informações meteorológicas, Santa Catarina será atingida por uma massa de ar polar. Há previsão de temperaturas negativas nas áreas altas do estado, principalmente na região serrana, variando de -10°C a -8°C como em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, e de 0°C a 3°C no Litoral. Na segunda e na terça-feira, pode inclusive igualar ou até quebrar o recorde de temperatura de julho dos últimos anos, frio considerado histórico por especialistas.

De acordo com informações divulgadas pela Epagri/Ciram, há chance de neve no domingo nas áreas altas do Planalto Sul, especialmente entre a tarde e a noite. O órgão pede atenção redobrada ainda para a noite do próximo domingo (21), segunda (22) e terça-feira (23) pois não está descartada a possibilidade de geada forte, com chance também de ocorrer a geada negra especialmente nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, podendo trazer prejuízos para agricultura e pecuária.
Foto de Jaime Batista da Silva

Por conta do frio que se aproxima, a Secretaria de Estado da Defesa Civil já mobiliza os coordenadores regionais para que orientem as Defesas Civis municipais no auxílio principalmente nas regiões mais altas. Os membros do Grupo de Ações Coordenadas, o (GRAC) também foram acionados. A idéia é manter os profissionais informados para que possam multiplicar as informações referentes ao frio para outros órgãos que estarão instruindo a comunidade. De acordo com o diretor de resposta aos desastres Aldo Baptista Neto, é um momento em que os catarinenses precisam ter atenção redobrada "Principalmente para preservar a saúde e o bem estar da população. A Secretaria de Estado da Defesa Civil estará de plantão para proteger e informar os catarinenses no que for preciso durante esse período de atenção" ressalta.

Geada Negra: não é em sentido restrito uma geada (resultante do congelamento do orvalho ou da humidade do ar) mas sim uma condição atmosférica que provoca a congelação interna da planta (da seiva); devido ao frio intenso, a planta fica escura, queimada e morre. As condições para a formação deste fenômeno ocorrem quando o ar é extremamente frio e também extremamente seco e o vento tem uma intensidade de moderada a forte.

Recomendações da Defesa Civil:
Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Geada ampla e geada negra: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Onda de frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar na Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco entre domingo e segunda.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816. 

Um comentário:

Anônimo disse...

O que a prefeitura está fazendo em relação aos moradores de rua ?