quinta-feira, 4 de julho de 2013

Secretaria de Saúde de Blumenau explica o porquê do fechamento da Farmácia Popular que fica em uma sala na FURB.

Secretaria de Saúde de Blumenau explica o porquê do fechamento da Farmácia Popular que fica em uma sala na FURB.
Foto de Jaime Batista da Silva

Secretaria de Saúde aguarda descredenciamento da Farmácia Popular.
A Secretaria de Saúde está aguardando do Ministério da Saúde (MS) o descredenciamento da Farmácia Popular em Blumenau, que funciona nas dependências da Universidade Regional de Blumenau (Furb). O descredenciamento é motivado pelo fato de que os recursos financeiros repassados pelo Governo Federal não cobrem as despesas para a manutenção da Farmácia Popular. Os dados apresentados foram levantados pelo Fundo Municipal de Saúde (FMS) que evidenciam uma receita de R$ 130 mil provenientes do Ministério da Saúde em 2012 para a aquela Farmácia, que demanda um investimento de mais de R$ 170 mil para sua manutenção. Não bastasse o prejuízo financeiro, todos os medicamentos disponibilizados na Farmácia Popular a preço de custo, podem ser retirados pelos interessados gratuitamente na Policlínica e postos de saúde.

Com a defasagem no repasse de recursos pelo MS, o Conselho Municipal de Saúde (CMS), que é o órgão com poder deliberativo no município, aprovou o interrompimento do atendimento da Farmácia Popular em virtude da alta despesa aos cofres públicos, o que acaba provocando prejuízos à população. Além disso, todos os medicamentos listados pelo Ministério da Saúde vendidos junto à Farmácia Popular são oferecidos gratuitamente à população na farmácia da Policlínica e nos postos de Saúde da cidade, incluindo as farmácias que atendem dentro dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) existentes no município. São, em média, 225 pessoas beneficiadas diariamente com a distribuição de medicamentos sem qualquer custo na rede pública da cidade, tanto nos AGs quanto nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Paralelamente a isso, Blumenau já conta, no setor comercial, com 71 pontos de venda e distribuição de medicamentos através do Programa Farmácia Popular do Brasil - Aqui tem Farmácia Popular, distribuídos em 22 bairros da cidade. Além do impacto financeiro pelo baixo repasse de recursos financeiros do Ministério da Saúde para a manutenção tanto da Farmácia Popular quanto da própria equipe de trabalho, o atendimento realizado se mantém numa média de 34 pessoas por dia, um resultado muito abaixo do esperado quando, somente na Policlínica, são 390 pessoas por dia que retiram gratuitamente os mesmos medicamentos vendidos na Farmácia Popular.

Fonte: Maria Luiza Schmitt, diretora de Assistência Farmacêutica

Nenhum comentário: