terça-feira, 2 de julho de 2013

URGENTE: Farmácia Popular do Brasil vai fechar as portas em Blumenau. A informação é que a Prefeitura não quer mais a parceria. A Farmácia Popular disponibiliza medicamentos a preço de custo à comunidade e entrega medicamentos gratuitos para diabéticos e hipertensos. A Farmácia fica em uma sala ao lado da FURB.


URGENTE: Farmácia Popular do Brasil vai fechar as portas em Blumenau.
A informação é que a Prefeitura não quer mais a parceria. 
*
A Farmácia Popular disponibiliza medicamentos a preço de custo à comunidade e entrega medicamentos gratuitos para diabéticos e hipertensos. 
A Farmácia fica em uma sala ao lado da FURB.


 Foto de Jaime Batista da Silva


São mais de 100 tipos de medicamentos que estão disponíveis a preço de custo para a comunidade.
A comunidade só precisa apresentar a Receita Médica do SUS ou de um médico particular.
O telefone da Farmácia Popular do Brasil em Blumenau é 3222-3271.
Desde 2006 a Farmácia atende neste lugar.
Conversamos com os funcionários da Farmácia Popular do Brasil e eles confirmaram que a farmácia será fechada porque a Prefeitura de Blumenau não quer mais fazer a parceria. O estoque de medicamentos está chegando ao fim. A decisão de fechar foi anunciada na reunião do Conselho Municipal de Saúde de Blumenau.
*
A sugestão desta reportagem é do Padre Ailton que é Capelão do Hospital Santa Isabel e que sempre precisou utilizar esta farmácia. Ele citou que os preços são de custo baixo para a população, mas que agora não encontra mais medicamentos no estoque da Farmácia Popular.
*
O que está acontecendo com a Saúde Pública em Blumenau?
Uma cópia desta reportagem será enviada para a Secretaria da Saúde de Blumenau para maiores esclarecimentos.

 Foto de Jaime Batista da Silva
*
VEJA NO SITE DO GOVERNO FEDERAL COMENTANDO SOBRE A FARMÁCIA POPULAR E MOSTRANDO A INFORMAÇÃO QUE TEM FARMÁCIAS DA REDE PRIVADA NO BRASIL QUE VENDE MEDICAMENTOS COM PREÇO DE CUSTO E ATÉ MEDICAMENTOS GRATUITOS, É SÓ PROCURAR PELA FARMÁCIA QUE CONSTA A FRASE. " AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR".
Desde 2004, o cidadão brasileiro pode comprar medicamentos a preço de custo nas farmácias populares, que possuem 529 unidades espalhadas por 410 municípios. Veja aqui os endereços por estados.
O projeto Farmácia Popular foi criado para ampliar o acesso dos brasileiros a medicamentos essenciais, como analgésicos, antihipertensivos e remédios de controle para diabetes, colesterol, entre outros. Ao todo, existem mais de 107 itens oferecidos ao cidadão a baixo custo. Veja a lista de medicamentos.

Farmácia Popular é um projeto do governo que fornece ao cidadão brasileiro remédios a preço de custo.

O programa começou com 27 unidades e, após cinco anos, conta com 529 farmácias populares, que são implantadas por meio de uma parceria do Ministério da Saúde e da Fiocruz com estados, municípios e instituições filantrópicas.
Os medicamentos são comprados por esses órgãos de laboratórios farmacêuticos oficiais públicos ou privados. Quando necessário, são adquiridos por meio de pregões.

Em 2006, o programa foi estendido para a rede privada de farmácias, com a criação de uma nova modalidade, o Aqui tem Farmácia Popular. O beneficiado pode comprar três tipos de medicamentos -- para diabetes, hipertensão e anticoncepcionais -- em farmácias conveniadas ao governo, pagando até 10% do valor do produto. O restante do valor fica a cargo do Estado brasileiro. Atualmente são 8.556 estabelecimentos parceiros, e, até 2011, estima-se que este número chegue a 19 mil. Veja a lista de medicamentos.
http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/medicamentos/farmacia-popular

2 comentários:

Rogéria da Luz disse...

o que esta acontecendo com saúde de Blumenau? ate na hora que os mesmos que fecharem a farmácia não precisarem dela!!

Anônimo disse...

Não dá de retirar os remédios de graça lá na policlínica?
sempre retirei lá! essa farmácia na verdade é igual qualquer outra farmácia, mas tem tudo de graça lá na policlínica.