sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Atenção você que tem cachorros. Participe da 2ª edição do Cão na Vila que acontece neste fim de semana na Vila Germânica. Você pode passear na Vila, ir nos restaurantes, tirar fotos e ir nas lojas e isso acompanhado do seus bichinhos. Não é uma cãominhada. É um momento de passeio dentro da Vila.

Atenção você que tem cachorros. Participe da 2ª edição do Cão na Vila que acontece neste fim de semana na Vila Germânica. Você pode passear na Vila, ir nos restaurantes, tirar fotos e ir nas lojas e isso acompanhado do seus bichinhos.
Não é uma cãominhada. É um momento de passeio dentro da Vila. 
Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime)

As famílias podem preparar as guias dos seus cães porque neste sábado e domingo, dias 1 e 2 de novembro, mais uma edição do projeto Cão na Vila acontecerá. Durante todo o fim de semana, a entrada das pessoas acompanhadas de seus bichinhos está liberada nos bares, restaurantes e lojas do Parque Vila Germânica. A iniciativa da Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica, que recebeu o apoio do Empório Vila Germânica, tem como base a evolução do papel dos animais de estimação na vida das famílias modernas e a cultura européia.

Margaret Dias do Nascimento, coordenadora da Cãominhada e idealizadora do Cão na Vila, explica que o projeto visa fortalecer a convivência consciente das pessoas e dos animais, por isso recomenda-se que os cães que freqüentam locais públicos estejam com todas as vacinas em dia e que o respeito aos cuidados com higiene é fundamental. Nos bares e restaurantes da Vila Germânica, devido ao cumprimento das regras de vigilância sanitária, as pessoas acompanhadas de seus cachorros poderão utilizar as mesas dos decks.

No primeiro fim de semana em que idéia foi colocada em prática (dias 27 e 28 de setembro) o Parque recebeu a visita de muitas pessoas e seus cães. Allan Carmo, engenheiro e a esposa Tainara, educadora física, trouxeram sua amiga de quatro patas Meg, que inclusive experimentou uma cerveja canina, a venda numa das lojas do Empório. "Ficamos muito felizes em poder trazer a Meg. Ela só não nos acompanhava antes, porque não era permitida a entrada de animais", explicam, afirmando em seguida que pretendem repetir a experiência.

"Recebemos muitos comentários positivos sobre o projeto. Muitos parabenizando e pedindo para que ele seja repetido com mais frenquencia", conta Margaret. As datas para o próximo ano ainda não estão definidas, mas a tendência é de que elas sejam mais numerosas do que em 2014. Margaret salienta: "Todos estão convidados para participar neste fim de semana, com cães de todos os tamanhos e raças. E vale lembrar que para os cães de grande porte o uso de focinheiras é obrigatório", diz com base na lei estadual nº11096, de 17 maio de 1999.

Fonte: Ivone Lemke, Diretora de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica (3381 7700 e Margaret Dias do Nascimento, Coordenadora de Eventos do Parque Vila Germânica 
Assessora de Comunicação: Ana Matesco

3 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena que apenas possamos passear com nossos animais de estimação pelos pontos turísticos de Blumenau nos dias pré-determinados (o que já considero uma vitória).
As autoridades deviam se espelhar em ótimos exemplos de cidades próximas ou nem tanto, como Timbó (Jardim Botânico aceita a entrada de animais de estimação), Shoppings Centers de Curitiba (também permite a entrada de animais - incluindo cães), outros parques em diversas cidades do país e do mundo, como Ibirapuera, central Park...
Em todos este locais as pessoas podem levar seus animais de estimação para passar momentos de convivência.
Mas aqui em Blumenau, não permitem sequer que o cães frequentem o Parque principal da cidade - Ramiro Ruediger.
É lamentável que exatamente este costume alemão não tenha sido incorporado aos descendentes blumenauenses.
O problema, é que não permitem, mas não dão opção!
Alegam sujeira... mais sujeira fazem os usuários de drogas (incluindo os permitidos cigarros) e demais frequentadores, que jogam lixo em todos os lugares, apesar das lixeiras espalhadas.
Podem me dizer: mas não são todos... respondo da mesma forma: não são todos os donos de cães que não cuidam dos dejetos de seus animais... a maioria (principalmente aqueles que têm interesse em passear com seu animalzinho, cuida e recolhe as fezes).
Então, acho que está na hora das autoridades reverem esta proibição antiquada e egoísta, que visa somente preservar o bem-estar de poucos, esquecendo a verdadeira função de parques!
Típico do autoritarismo e egoísmo do povo de Blumenau.

Francisco Hollembarth disse...

Que absurdo. Não concordo em levar animais para esses locais.

Anônimo disse...

Concordo com o primeiro Anônimo. Por que não posso andar com meu irmão em Carbono? Aposto como sou geneticamente mais igual ao meu cachorro do que muitas ditas pessoas com que cruzo diariamente.
Paulatinamente descobri que uma ignorância absurda habita esta bela cidade.
Ficaria feliz em saber que pelo menos 1% dos que leram isso entenderam.