segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Atenção RESERVISTAS de Blumenau: Apresentem-se no 23º BI para o EXAR/2012 de 09 a 16 de dezembro.

Atenção RESERVISTAS de Blumenau: 
Apresentem-se no 23º BI para o EXAR/2012 de 09 a 16 de dezembro.

Foto de Jaime Batista da Silva

Ocorrerá entre os dias 9 a 16 de dezembro, o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) nos Serviços de Recrutamento Distritais (SRD), Organizações Militares de Apoio e Contato (OMAC) da Marinha do Brasil e das Organizações Militares (OM) das outras Forças Armadas, podendo ainda ser efetuado pela internet.

Previsto na Lei do Serviço Militar, a apresentação é obrigatória para todos os militares da Reserva Remunerada (RM1), e da Reserva de 1ª e 2ª Categorias (RM2), desligados do Serviço Ativo da Marinha nos últimos cinco anos. No EXAR de 2012 estão abrangidos os reservistas que prestaram o Serviço Militar de 2007 a 2011.

O reservista deverá se apresentar a uma OM a fim de atualizar seus dados cadastrais constantes do Banco de Dados da Reserva da Marinha. Os que não puderam comparecer à OM da Marinha mais próxima poderão apresentar-se em qualquer unidade do Exército Brasileiro ou da Força Aérea Brasileira (A apresentação não precisa ocorrer no local onde foi prestado o SM, ela poderá ser feita em qualquer OM).

EXAR pela Internet (EXARNET)
Encontra-se disponível nas páginas dos Distritos Navais, do Serviço de Identificação da Marinha, do Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha e do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais o link para a realização do EXAR pela Internet, que poderá ser acessado pelos reservistas, dispensando o comparecimento a uma OM.
Se optar pelo EXARNET o militar/reservista entrará com o NIP/RA e fará as alterações necessárias à atualização. Encerrado o preenchimento das informações o sistema emitirá um número de controle, que será o comprovante da atualização.
Caso haja necessidade de também fazer constar no Certificado de Revista (CR) o “Visto” anual, o reservista deverá comparecer a uma OM da Marinha portanto o CR e o número de controle emitido pelo sistema a fim de efetuar o competente registro.
Para os estados do sul, o link é:

3 comentários:

Unknown disse...

É para reservistas apenas da Marinha ou os que pertencem ao Exército tbm?

Unknown disse...

É para Reservista apenas da Marinha ou para participar os do Exército tbm?

Anônimo disse...

Unknown esta escrito acima:

No EXAR de 2012 estão abrangidos os reservistas que prestaram o Serviço Militar de 2007 a 2011.