terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nova COOPER GARCIA inaugura nesta quarta-feira às 09h. Serão 250 novos empregos com 28 caixas em uma área de 21 mil metros quadrados.

Nova COOPER GARCIA inaugura nesta quarta-feira às 09h. 
Serão 250 novos empregos com 28 caixas em uma área de 21 mil metros quadrados.
Foto de Jaime Batista da Silva

Inauguração da oitava filial marca início da expansão física da cooperativa, que nasceu em 1944 e é a segunda maior do Brasil.
A Cooper (Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí) inaugura sua oitava filial, na Rua Amazonas, nº 3000, no coração do Bairro Garcia. A loja tem 21 mil metros quadrados construídos, ambientes climatizados e modernos padrões de arquitetura, com avançadas tecnologias do setor supermercadista. Está gerando 250 novos empregos diretos na região e tem área de check-outs com 28 caixas.
A inauguração da Cooper Garcia está marcada para esta quarta-feira, dia 28 de novembro, às 9 horas. Após a solenidade – com a presença da diretoria, autoridades e lideranças cooperativistas de todo o Brasil e bênção religiosa – a loja abre à visitação do público, já com possibilidade de compra.
O mix tem mais de 25 mil itens de produtos e é o mais completo entre todas as lojas da cooperativa. Seguindo o conceito de “power center”, além do espaço próprio da filial, com aproximadamente 3,4 mil metros quadrados, a Cooper Garcia oferece farmácia própria, mais de 15 lojas de apoio, Praça de Alimentação com 220 lugares e estacionamento com 360 vagas, sendo 220 cobertas. Para garantir a acessibilidade de cooperados e clientes, a loja conta com esteiras rolantes, elevadores, sanitários adaptados e corredores largos.

Expansão
A abertura da Filial Garcia faz parte do Plano Estratégico de crescimento da Cooper, que pretende chegar a 11 lojas até 2014. A cooperativa iniciou, este ano, a construção de sua segunda loja em Indaial, na BR 470, junto ao pórtico de entrada da cidade. Está em fase final de aprovação do projeto para demolição do prédio atual e construção de uma nova loja no Bairro Vila Nova, em Blumenau, onde adquiriu um imóvel em leilão público. No início deste mês, anunciou a compra de um terreno no centro de Timbó, onde será inaugurada uma nova Cooper em 2014.
Com 68 anos de existência e um quadro social formado por mais de 100 mil cooperados, a Cooper vem contribuindo para divulgar e consolidar o modelo cooperativista na comunidade. Neste Ano Internacional das Cooperativas (instituído pela ONU), a Cooper expande sua presença física e celebra conquistas. 
Uma delas foi a consagração, pelo segundo ano consecutivo, no Prêmio Conceito Varejista, do SINDILOJAS de Blumenau. “Este destaque representa uma honra e um incentivo muito grande, pois, na opinião dos consumidores blumenauenses, a Cooper é o melhor supermercado da cidade, mesmo sendo uma cooperativa”, afirma o diretor-presidente, Hercílio Schmitt.
A Cooper é, atualmente, a maior cooperativa de consumo do Sul do Brasil e a segunda maior do País. Se comparada ao setor supermercadista, figura entre as cinco maiores redes com atuação em Santa Catarina. 

Diferenciais de sustentabilidade
A nova filial da Cooper no Bairro Garcia foi construída em um terreno de 16 mil metros quadrados, que pertenceu à tradicional Família Schadrack. O projeto contempla modernos conceitos de sustentabilidade, a exemplo do sistema de coleta e aproveitamento da água da chuva para fins sanitários e de limpeza. A capacidade de armazenamento deste reservatório (250 mil litros) também evitará a sobrecarga das tubulações e da calha do Ribeirão Garcia nos períodos de precipitações mais intensas, permitindo liberar a água da chuva gradativamente.
A loja está entre as mais modernas do País quanto a tecnologias menos nocivas ao meio ambiente nos equipamentos de refrigeração, congelamento e câmaras frias, utilizando glicol e CO2. As aberturas em vidro contribuem para o aproveitamento da luz natural e o sistema de iluminação se utiliza de lâmpadas mais econômicas e de maior vida útil. Três geradores próprios, com capacidade de 1350 kva, garantem a continuidade de atendimento no caso de falta de energia e possuem tecnologia para atenuar ruídos aos níveis dos equipamentos dos hospitais (55 decibéis).
Outro diferencial de sustentabilidade foi a destinação de um espaço de 1635 metros quadrados (cerca de 10% do terreno*) como área verde, nos fundos do imóvel, onde estão sendo replantadas espécies nativas da região, incluindo os ipês retirados da área de construção. A palmeira borassus quase centenária que existia no terreno também foi remanejada, mas a Cooper optou por replantá-la em frente à loja, para que integre o paisagismo da fachada. 
Como parte do acordo de compensação pela supressão de vegetação originária, a Cooper adquiriu uma área de preservação ambiental de 20 mil metros quadrados, no Bairro Progresso.

Sistema viário
Foto de Jaime Batista da Silva

O acordo para aprovação do projeto da nova Cooper Garcia também incluiu a doação de 1566 metros quadrados (mais 10% da área do terreno*) para que a cooperativa fizesse o alargamento das ruas Amazonas e Soldado Moacir Pinheiro. A Cooper está investindo mais de R$ 700 mil na reurbanização da Rua Amazonas - asfaltamento dos recuos e calçadas - na extensão entre as ruas Jaborá e Soldado Moacir Pinheiro. Também fez o asfaltamento da Rua Soldado Moacir Pinheiro até a confluência com a Rua Paulo Kellner e outras melhorias no entorno, como a transposição da energia e iluminação pública. Está em execução, ainda, a obra de uma rede de drenagem pluvial independente, do empreendimento diretamente para o Ribeirão Garcia.
Estas contribuições da Cooper irão facilitar a continuidade do projeto da municipalidade para o sistema viário da região, que prevê uma futura ligação das ruas Amazonas e Hermann Huscher através de uma ponte sobre o Ribeirão Garcia.
* Somadas as doações para fins de melhoria de tráfego e compensação ambiental, a Cooper destinou mais de 20% de sua área total.

Espaço Cooper Pratic
Um dos destaques da Cooper Garcia é a sala do Cooper Pratic, espaço com capacidade para 50 pessoas, equipado com estrutura completa de cozinha gourmet, onde serão realizados, a partir de março, os eventos da Agenda Cooper Pratic 2013. Este programa de formação e treinamento da cooperativa é aberto gratuitamente aos cooperados e, além de culinária, inclui cursos e palestras sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida, profissionalização, artesanato, entre outros. 

A Cooper e o Bairro Garcia
A relação da Cooper com o Bairro Garcia é histórica e se intensificou ainda mais a partir de 1998. Na época, a Cooper incorporou a loja da antiga Cooper Artex, que havia sido fundada em 1944 (um dia depois da fundação da Cooper, então Cooper Hering), como Cooperativa de Consumo dos Empregados da Empresa Industrial Garcia. Esta unidade é a atual Cooper Glória. Agora, com a inauguração da nova filial, a Cooper está ainda mais preparada para atender ao Grande Garcia, com duas lojas, para que os moradores não precisem mais se deslocar ao centro da cidade para fazer suas compras.

PERFIL

A Cooper
8 filiais, sendo 5 em Blumenau e as demais em Indaial, Rodeio e Ibirama
3 filiais em andamento, em Indaial, Blumenau e Timbó
5 farmácias próprias e outras 4 em implantação
1 restaurante (em Indaial)
Administração Central (Bairro Água Verde)
Padaria Central (Bairro Água Verde)
Centro de Distribuição (Bairro Badenfurt)
*

Cooper Garcia
Terreno de 16 mil metros quadrados
Área construída de 21 mil metros quadrados
Área de vendas com 3.400 metros quadrados
Mix com mais de 25 mil itens de produtos
28 check-outs
Geração de 250 empregos diretos
Estacionamento com 360 vagas (220 cobertas)
Praça de Alimentação com 220 lugares
Mais 15 lojas de apoio 

Visite
Rua Amazonas, nº 3000, esquina com a Rua Soldado Moacir Pinheiro - Bairro Garcia - Blumenau / SC (47) 3309-3100
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 8 às 22 horas (inclusive nos feriados); aos domingos, das 8 às 21 horas
*
Diferenciais da nova loja
Padaria própria e a Cafeteria Sabor & Delícia, onde são oferecidos produtos fresquinhos e deliciosos, para serem consumidos no local ou levados para casa
Ampla área de frutas/verduras/legumes onde os cooperados encontram também os produtos abastecidos por produtores rurais da região, através do Programa Cooper Agro
Açougue abastecido com carnes de ótima procedência, com cortes variados
Setor de eletros, sempre com as últimas novidades
Farmácia Cooper, com um mix completo de produtos e atendimento de um farmacêutico responsável
Duas esteiras rolantes (as primeiras do bairro) e dois elevadores
Ambiente climatizado
Moderna comunicação visual
*
Quem está na Cooper Garcia
Alternativa (acessórios)
Batuta Lanches
Brasil Cacau (chocolates)
Cook! (utensílios de cozinha)
Consultório Odontológico
Dominis Pizzaria
Farmácia Cooper
HParts Moto (peças e acessórios)
JNT Lan House e Serviços
Natureza e Vida (produtos naturais)
O Boticário
Pet Shop 7 bichos
Quik Games (jogos eletrônicos)
Subway
Viacredi
*
Atrações marcam a inauguração
Uma programação especial marca a inauguração da Cooper Garcia. Além de apresentações culturais (música, coral, dança e tradição), os cooperados e clientes poderão apreciar duas exposições e ações de saúde. Confira:

Exposição Histórica: seis banners mostram a retrospectiva do Bairro Garcia até a chegada da Cooper ao bairro e a construção da Filial Garcia.

Exposição “Cooperativas constroem um mundo melhor”: mostra comemorativa do Ano Internacional das Cooperativas, foi apresentada no Museu Hering. Reúne documentos e equipamentos que contam a história da Cooper e da Viacredi. Destaque para os troféus e premiações recebidas pela Cooper.

28/11 15h APAE Dança
28/11 18h DJ Diogo, da Diversom Música 

28/11 19h45 Família Dias Terno de Reis

29/11 10h ONG Bom Amigo Balé
29/11 15h Pró-Idoso Dança Folclórica
29/11 17h às 20h Rede Feminina de Combate ao Câncer - Orientações de saúde

30/11 17h às 20h Rede Feminina de Combate ao Câncer - Orientações de saúde
30/11 15h Acevali Coral
30/11 19h Casa da Esperança Coral

01/12 10h às 13h Rede Feminina de Combate ao Câncer  Orientações de saúde
01/12 14h às 18h Musicalizando com sucata Tenda musical

Nenhum comentário: