quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Eleição para diretores das Escolas Municipais de Blumenau e CEIs acontece dias 27 e 28 de novembro. Pais, alunos maiores de 12 anos e funcionários podem votar das 6h30min até às 22h.

Eleição para diretores das Escolas Municipais de Blumenau e CEIs acontece dias 27 e 28 de novembro. 
Pais, alunos maiores de 12 anos e funcionários podem votar das 6h30min até às 22h.
Foto de Jaime Batista da Silva


Eleição de diretores nas escolas e CEIs acontece nos dias 27 e 28.
Mais de 120 unidades escolares da rede municipal elegem os seus diretores hoje e amanhã, dias 27 e 28. No total, 49 escolas e 74 CEIs escolherão os seus novos gestores. Para participar da eleição, os candidatos passaram por duas etapas: o curso de gestão escolar pública, nos meses de julho e agosto, e a avaliação escrita.
Para que o processo seja ainda mais democrático, a lei que rege a eleição foi alterada e permite que a votação aconteça em dois dias, das 6h30min às 22h. Assim, toda a comunidade escolar pode participar. 
Pais, alunos maiores de 12 anos e funcionários das unidades escolares têm direito ao voto, nas próprias escolas e CEIs. Os eleitos iniciam suas atividades como gestores em janeiro de 2013, e tem o mandato de três anos, de acordo com a nova legislação. Antes, os eleitos exerciam o cargo por dois anos.
Outras novidades são a inclusão do Termo de Compromisso de Gestão, assinado no ato da posse e dispõe sobre as metas a serem alcançadas pela gestão escolar, além da ampliação da carga horária de formação continuada específica para diretores, após a posse.

Em cada unidade escolar, o processo é coordenado por uma comissão eleitoral que irá organizar o processo de votação e apuração dos votos e proclamará o resultado das eleições. A Semed acompanhará o processo por meio da Comissão Eleitoral Central, especialmente designada para este fim, e fará a divulgação dos novos gestores já no dia seguinte à eleição, 29, na recepção da Semed, por e-mail para as unidades educacionais, Sintraseb, Conselho Municipal de Educação (CME) e no site www.blumenau.sc.gov.br/educacao 

Nenhum comentário: