quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Blumenau vira manchete na Revista EXAME da Editora ABRIL. O assunto são as cidade do Brasil onde as pessoas vivem mais tempo e a longevidade da campeã nacional é Blumenau.

Blumenau vira manchete na Revista EXAME da Editora ABRIL. 
O assunto são as cidade do Brasil onde as pessoas vivem mais tempo e a longevidade da campeã nacional é Blumenau.
*
Nestas 64 cidades brasileiras, a expectativa de vida - superior a 78 anos e entre as maiores do Brasil - se aproxima à da Dinamarca. Apenas 4 estados têm representantes.
Foto de Jaime Batista da Silva

Com expectativa de vida acima de 78 anos, as cidades deste ranking alcançam a média do Brasil do futuro: o país só viverá o que já é realidade nelas a partir de 2026, segundo previsão do IBGE.

A longevidade da campeã nacional, Blumenau, em Santa Catarina – onde os cidadãos vivem em média até os 78,6 anos - se aproxima à de países como Dinamarca, cuja expectativa de vida é de 79 anos (dados de 2010, do Banco Mundial).

Mesmo diante do desempenho superior destes 64 municípios – concentrados sobretudo emSanta Catarina e Rio Grande do Sul, mas com representantes de outros dois estados – nenhum deles chega perto da média de nações como Japão e Suíça, onde já se alcança os 83 anos.
A previsão é que o brasileiro passe dos 81 em 2055. Hoje, 2013, está em 74,8.
Clique nas imagens para ver as cidades onde a longevidade é mais garantida no Brasil. Os dados são do Atlas do Desenvolvimento Humano 2013, organizado pelo Pnud, órgão daONU, a partir de dados do Censo 2010, do IBGE.

Um comentário:

kukilis disse...

Minha mãe está com 88 anos ainda anda de onibus por aí, faz as compras dela e td mais.