domingo, 8 de novembro de 2015

Participe do CONCERTO CANÇÕES DE ERNESTO NAZARETH em Blumenau nesta segunda-feira dia 09/11/2015 às 20h no Teatro Carlos Gomes. O evento será em prol à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, com a doação do equivalente a 50% dos ingressos vendidos.

Participe do CONCERTO CANÇÕES DE ERNESTO NAZARETH em Blumenau nesta segunda-feira dia 09/11/2015 às 20h no Teatro Carlos Gomes. 
O tango brasileiro será o principal gênero da canções. Canções como Atrevido, Batuque, Brejeiro e Apanhei-te Cavaquinho serão interpretadas por 45 cantores, um grupo regional de choro (Violão de 7 cordas, violão, cavaquinho e pandeiro) e o piano do maestro. 
O evento será em prol à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, com a doação do equivalente a 50% dos ingressos vendidos. 
Ingressos:
R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia-entrada.
Vendas, a principio, diretamente com os integrantes.

Associação Musical Camerata Vocale e Vocal Gogó à Brasileira apresentam o Concerto

CANÇÕES DE ERNESTO NAZARETH
"As Soirées e Matinês do Cine Odeon"

Participação especial do pianista Arthur Moreira Lima.
Direção Musical: Maestro Anderson Nascimento
09/11/2015 - 20h - Auditório Heinz Geyer - Teatro Carlos Gomes - Blumenau – SC

A Associação Musical Camerata Vocale de Blumenau e o Vocal Gogó à Brasileira de Curitiba apresentarão no dia 09 de novembro, às 20h no Auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes o Concerto CANÇÕES DE ERNESTO NAZARETH - "As Soirées e Matinês do Cine Odeon", momento em que as obras do principal compositor brasileiro de “Tangos Brasileiros do início do Século XX”, Ernesto Nazareth (Rio de Janeiro, 20 de março de 1863 — 1º de fevereiro de 1934), serão executadas com a participação especial de um dos maiores pianistas do mundo - Arthur Moreira Lima - especialista na obra para piano escrita por Nazareth. 

A maioria das canções do Concerto terá como principal gênero o tango brasileiro que é um tipo de dança de salão criada por afrodescendentes e que esteve em moda entre o fim do século XIX e o início do século XX. Teve a sua origem no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, mais ou menos quando o tango também dava os seus primeiros passos na Argentina e no Uruguai, do qual sofreu algumas influências. Dançada a um ritmo rápido de 2/4, nota-se também influências do lundu, das polcas e das habaneras. Por isso mesmo, o maxixe é chamado por alguns de tango brasileiro. 

Interpretado pelos Chorões, conjuntos instrumentais de choro, fazendo uma variante altamente sincopada da habanera, gênero cubano que também era chamado tango-habanera e que teve o primeiro uso da palavra "tango" no ano de 1823, em Havana, e que, na sua variante brasileira, passou a ser chamado "tango brasileiro". No início da década de 1930, a moda do tango argentino no Brasil contribuiu para o desaparecimento do nome tango. O gênero que era assim denominado passou a receber outros nomes. 

Canções como Atrevido, Batuque, Brejeiro e Apanhei-te Cavaquinho serão interpretadas por 45 cantores, um grupo regional de choro (Violão de 7 cordas, violão, cavaquinho e pandeiro) e o piano do maestro. 

Também será apresentada a mais famosa obra de Ernesto Nazareth composta em homenagem a uma das mais importantes salas de exibições cinematográficas do Brasil na Belle Époque nas décadas de 1920 e 1930 batizada de "Odeon". 

Este projeto será executado em algumas capitais brasileiras e em alguns países da Europa sob o auspício da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, no ano de 2016. 

O concerto está sob a direção artística e musical do Maestro Anderson Nascimento.

Nenhum comentário: