quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Defesa Civil alerta para temporais e ventos fortes entre quarta (06) e quinta-feira (07/01/2010) em SC.

A Defesa Civil Estadual alerta para o risco de temporais e ventos fortes, a partir da tarde desta quarta (6/1) e até o início da manhã de quinta-feira (7). De acordo com a Epagri/Ciram, uma frente fria passa por Santa Catarina e provoca chuva moderada por alguns momentos, com temporais, descarga elétrica e rajadas de vento forte em todas as regiões. Foto arquivo de Jaime Batista da Silva

A temperatura próxima a 30ºC e a umidade do ar elevada darão uma sensação de ar abafado com aumento da instabilidade do ar. Isso favorece ainda mais os temporais pelo Estado. Devido à chuva forte, as pessoas devem ficar atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. É recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
No caso de ventos fortes, a Defesa Civil recomenda desligar os aparelhos elétricos e o gás, além de abaixarpara o piso todos os objetos que possam cair.
A previsão da Epagri/Ciram é de vento de noroeste a oeste, com rajadas fortes (de 70km/h a 100km/h), na tarde e noite, associados aos temporais e ao deslocamento da frente fria. O vento passa a sudeste à noite nas áreas próximas à divisa com o RS. A instabilidade perde força no decorrer de quinta-feira, mantendo as condições de chuva com menos intensidadeprincipalmente para o Litoral.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.


(Jornalista Ana Paula Zenatti, da Assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Cidadania)

Nenhum comentário: