segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Faltam 10 dias para a Festa Pomerana. De 15 a 24 de janeiro 2010 em Pomerode-SC. Veja a programação.

Em 10 dias, Pomerode apresenta aos turistas e moradores mais uma edição da
Festa Pomerana Foto arquivo de Jaime Batista da Silva (Pórtico de Pomerode)
Nesta terça-feira, quando o calendário marca 5 de janeiro, Pomerode entra na contagem regressiva para as comemorações de mais uma festa que reforça as origens germânicas de sua gente.

De 15 a 24 de janeiro, o simpático município encravado no Vale do Itajaí receberá turistas dos quatros cantos do mundo que chegarão à região embalados pelo ritmo alemão, chope, comida típica e muita animação.
O Pavilhão Municipal de Eventos será o palco principal da festa, o local onde ocorrerão as competições esportivas diferenciadas, os concursos culinários, as apresentações musicais e servirá de cenário para as bodas dos noivos que casarão oficialmente durante o evento. Toda a programação aposta na manutenção dos costumes dos antepassados, tão fortemente mantidos na cidade catarinense, considerada, aliás, como a mais alemã do Brasil.

Foto arquivo de Jaime Batista da Silva (Casa do Imigrante)

A abertura está marcada para o dia 15 de janeiro, às 18h, com um desfile pelas ruas centrais da cidade. Em seguida, às 20h, é realizada a sangria do barril de chope já no Pavilhão Municipal de Eventos. A festa segue com a banda alemã Blechdatschi, Banda Estrela D’alva e Lino e Orquestra, que comanda a alegria até às 4h da madrugada no pavilhão central.
No pavilhão cultural, a música inicia às 18h com Sandro e Wilson, seguido de Grupo Folclórico Edelweiss, Der Blonde Hans e banda, Grupo Folclórico Deutsche Krone e Banda Mensagem. Sandro e Wilson também se apresentam na mesma noite no Biergarten.

O primeiro final de semana da 27ª Festa Pomerana também reserva uma manhã de sábado animada e descontraída. Às 10h será realizado um desfile do Festival Grupos Folclóricos pelas ruas centrais. No final de tarde, às 18h, é a vez do desfile típico no Centro da cidade. A programação continua a partir daí no Pavilhão Municipal de Eventos. A programação detalhada está no site
www.festapomerana.com.brFoto arquivo de Jaime Batista da Silva (Casa do Imigrante)

Gastronomia e chope artesanal
Quem já visitou Pomerode sabe que a culinária é algo indescritível, digna de ser saboreada. Durante a Festa Pomerana, para que o visitante tenha condições de levar as iguarias locais para suas casas, tem a Casa da Gastronomia. Todos os dias, o espaço é aberto para venda de produtos típicos, preparados à moda colonial. Pães e cucas são assados no forno à lenha, aos olhos do público. A responsável pelas delícias é a cozinheira pomerodense Hanna Lora Dahlke, que ensina truques e dicas aos visitantes.
E os adoradores da boa comida não devem perder os concursos culinários previstos para a 27ª Festa Pomerana. As receitas exclusivas, criadas por moradores de Pomerode, participam de acirradas disputas todas as noites. A cada dia, uma nova categoria: Bolo, Cuca, Torta Doce, Torta Salgada, Geléia, Pão, Licor, Batida e Sobremesa. Os pratos mais apetitosos e originais são eleitos pelo público. E qualquer pessoa pode participar da votação, gratuitamente. O jurado sorteia até três pratos para degustar, atribuindo uma nota de 0 a 10 à receita. A inscrição dos pratos também é gratuita, porém, aberta somente a moradores da cidade. Os vencedores dos três primeiros lugares em cada categoria, além de certificado, recebem premiação em dinheiro.
Vale destacar ainda a bebida típica. Quatro cervejarias - das quais três artesanais - servirão oficialmente o chope na 27ª Festa Pomerana. Schornstein (de Pomerode), Das Bier (de Gaspar) e Bierland (de Blumenau) participarão das vendas junto com a Antarctica. O secretário de Turismo, Cláudio Krueger, comenta que uma pesquisa realizada na última edição da festa motivou à abertura de novas artesanais.

As soberanas da festa
Diferentemente dos outros anos, a Festa Pomerana de 2010 elegerá durante sua realização as majestades para 2011. Na quarta-feira (20/01), depois do baile no pavilhão central, será feita a escolha da Rainha e Princesas da 28ª Festa Pomerana. O secretário de Turismo, Cláudio Krüger, comenta a mudança foi feita para que a realeza possa participar de eventos turísticos ao longo do ano divulgando as atrações de Pomerode e a realização do evento todos os anos em janeiro.

Desfiles pelas ruas centrais todos os dias
Na Festa Pomerana os desfiles nas ruas são diários. O cortejo apresenta a moradores e visitantes alegorias, música e dança do cotidiano da comunidade, destacando as antigas e atuais tradições de Pomerode. A parada intercala os Clubes de Caça e Tiro, as bandas de música, os grupos de danças folclóricas, os grupos de canto, de teatro, a Melhor Idade e tantas outras entidades culturais e agremiações. A concentração é no Centro da cidade, com o percurso seguindo em direção ao Parque Municipal de Eventos, local onde é realizada a festa.

Casamento de época
Segundo os costumes, a comemoração de um casamento é um fato muito importante para as famílias envolvidas. No passado, a celebração ocorria em várias etapas e agregava toda a comunidade. O mesmo vem sendo feito na Festa Pomerana. O casal Márcio Porath e Jussara de Oliveira Padaratz está ansioso pela diferente festa, que será realizada exatamente no dia em que comemoram um ano de namoro. Os preparativos para o grande dia podem ser acompanhados internet no blog
http://www.casamentopomerano.blogspot.com/ . Antes do encontro religioso, na Igreja Luterana do Centro na manhã do segundo sábado da festa (23/01), os noivos farão a noite do Quebra-Cacos, uma despedida de solteiro em que o casal, com testemunhas e convidados, quebram louças como forma de trazer boa sorte ao matrimônio. Será na quinta-feira que antecede o casamento (21/01). Já no dia da cerimônia, depois do ritual religioso, a reunião é no Parque Municipal de Eventos, onde um grande almoço festeja a vida a dois. No caminho entre a Igreja da Paz e o local da festa, um cortejo especial típico apresenta os noivos à população e visitantes.

Um pouquinho de Pomerode
Realizada há 27 anos, a Festa Pomerana comemora a emancipação político-administrativa do município mais alemão do Brasil. Pomerode (lê-se Po-me-rô-de) é considerado um pedaço da Alemanha em território brasileiro e, desde a chegada dos colonizadores, mantém as tradições trazidas por eles. Pelas ruas, é comum perceber que os atuais moradores ainda falam entre si em dialetos próprios de origem germânica. Todos acolhem bem os visitantes e se sentem honrados em dizer que a cidade de 25 mil habitantes se destaca pela economia e pela educação eficaz que a faz ser livre do analfabetismo.
A cidade é também é conhecida como o maior polo gastronômico europeu e oferece a seus visitantes um roteiro recheado de delícias. Pomerode ainda possui o primeiro zoológico de Santa Catarina, o terceiro mais antigo do Brasil. São 1,3 mil espécies no local e a garantia de ser uma atração o ano inteiro, junto com as belezas naturais e centros de tradição como os clubes de caça e tiro e grupos de dança.
A arquitetura enxaimel, os traços culturais, os grupos folclóricos, a gastronomia e a língua alemã fazem com que este pedaço do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, mantenha vivas suas características históricas. Pomerode é, com certeza, o roteiro certo para quem busca respirar história e conhecer os costumes vindos da Europa.

Festa Pomerana
www.festapomerana.com.br
De 15 a 24 de janeiro de 2010
Parque Municipal de Eventos
Avenida 21 de janeiro, 2150 - Centro
Pomerode (SC)
Fonte: Oficina das Palavras - Ass.Imprensa

Nenhum comentário: