segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Prefeitura assina termo para transferir gestão do Parque das Nascentes. Agora a Gestão do Parque será com o Instituto Chico Mendes.

Prefeitura assina termo para transferir gestão do Parque das Nascentes.

A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o Parque Nacional da Serra do Itajaí assinaram nesta segunda-feira, dia 2, o termo de reciprocidade para transferir a gestão do Parque Natural Municipal Nascentes para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A gestão do Parque Natural Municipal das Nascentes é de responsabilidade da Faema e da Furb desde 1998 e em 2009, encerrou o prazo de vigência deste convênio.
A partir da assinatura do termo de reciprocidade também será viabilizada a reabertura do Parque para visitação, interrompida desde a tragédia de novembro de 2008. Para isso, o Parque será reestruturado para recepção adequada dos visitantes, garantindo uma visitação segura.

Além disso, o termo tem como um dos objetivos criar uma Comissão de Regularização Fundiária, para promover a transferência da área de terras do Parque das Nascentes, pertencente à Furb e à Faema para o ICMBio.
Esta comissão desenvolverá projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à proteção e produção de conhecimento do bioma Mata Atlântica que ocorre na Serra do Itajaí.

O Parque Natural Municipal das Nascentes está localizado na rua Santa Maria, s/n, Nova Rússia – bairro Progresso.
Fonte: Robson Tomasoni, presidente da Faema (3326-3733)

Nenhum comentário: