sexta-feira, 13 de junho de 2014

FRENTE FRIA: Defesa Civil de Blumenau alerta para deslizamentos neste final de semana por causa da previsão de chuva. A chuva deve acontecer no sábado e domingo. Está descartada a chance de inundação.

FRENTE FRIA: Defesa Civil de Blumenau alerta para deslizamentos neste final de semana por causa da previsão de chuva. A chuva deve acontecer no sábado e domingo. 
Está descartada a chance de inundação.
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Por conta de uma nova frente fria que avança pelo Sul do Brasil, chuvas são esperadas para este final de semana para todo o Estado. A Secretaria de Defesa do Cidadão da Prefeitura, através da Defesa Civil e do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu), está alerta para as previsões e, mantendo-se este cenário, a preocupação principal trata dos riscos de deslizamentos e escorregamentos em terrenos do município.
Francine Gomes Sacco, meteorologista do Alertablu, explicou que a chuva que ocorre em Blumenau desde a madrugada de hoje, quinta-feira, é provocada pela circulação marítima, ou seja, o deslocamento da umidade do mar para o continente. De qualquer modo, o nível de chuva esperado para o período que compreende quinta e sexta-feira e também o sábado e o domingo, é menor do que o esperado e ocorreu no último final de semana em todas as regiões do Estado.
Através de aviso meteorológico, o Alertablu informou que hoje, quinta-feira, devem cair até 10 milímetros de chuva no território do município. A previsão para hoje é que mantenha a chuva ocasional, intercalada com períodos de melhoria. Nesta sexta-feira, não há nenhum índice de chuva previsto. Já no sábado, dia 14, a previsão é de que possa chover até 25 milímetros e, para o domingo, 15 de junho, há a previsão de 10 milímetros de volume de chuva. Para a segunda-feira também há condições de chuva.
Nesta madrugada, foi aberta uma das comportas da Barragem de José Boiteux (Barragem Norte), que está em situação considerada de emergência. Por conta disso, o nível do Itajaí-Açu, em Blumenau, registrou ligeiro aumento. A comporta da Barragem foi aberta para que, em caso de chuvas, o volume de água ainda possa ser controlado. O nível voltou a subir em Blumenau à 1h desta madrugada. À meia-noite, o registro era de 4,87m, e uma hora depois a medição subiu um centímetro. Às 14h de hoje, o nível, segundo o Alertablu, estava em 5,17 m. Agora, segundo Sedeci e Defesa Civil, o Itajaí-Açu mantém-se estável.

Telmo Duarte, secretário da Sedeci, ressaltou que, mantendo-se os níveis previstos, está descartada a chance de inundação. Entretanto, a Defesa Civil releva que há a possibilidade de escorregamentos e deslizamentos, por conta de a terra ainda estar encharcada devido às chuvas dos últimos dias. Sendo assim, a diretoria fica de plantão e em alerta com monitoramentos e, em caso de algum problema, a comunidade pode entrar em contato pelo telefone de plantão 199.

Fonte: Telmo Duarte, secretário Sedeci; César Luiz Dalri, diretor do Alertablu ; Adriano da Cunha, diretor de Defesa Civil ; Francine Gomes Sacco, meteorologista Alertablu
Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri 

Nenhum comentário: