terça-feira, 10 de junho de 2014

SAMAE informa: Abastecimento de água em Blumenau deve ser normalizado no decorrer desta semana. Entulhos trazidos em decorrência da enchente e a alta turbidez fazem a ETA II trabalhar em ritmo lento.

SAMAE informa: Abastecimento de água em Blumenau deve ser normalizado no decorrer desta semana. Entulhos trazidos em decorrência da enchente e a alta turbidez fazem a ETA II trabalhar em ritmo lento.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Abastecimento de água deve ser normalizado no decorrer desta semana.
Entulhos trazidos em decorrência da enchente e a alta turbidez fazem a ETA II trabalhar em ritmo lento.

Em decorrência da enchente que atingiu Blumenau neste fim de semana, a água do Rio Itajaí-Açu acumulou um volume significativo de entulhos em seu leito, o que prejudicou a bomba flutuante responsável pela captação de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA II), na rua Bahia. No outro ponto de captação, localizado na barragem da Celesc, o grande número de entulhos na grade faz com que a bomba de captação tenha de ser desligada periodicamente para limpeza. Não bastassem esses problemas, toda vez que aumenta a sujeira na água e, consequentemente, a turbidez, é necessário processar quimicamente o líquido de forma mais lenta, para garantir a qualidade da água a ser consumida pelos blumenauenses.

Por conta da enchente, a água coletada está apresentando aspecto mais turvo e barrento, o que provoca alto índice de turbidez. Com isso, obriga os técnicos da ETA a fazer o processo de tratamento de água num ritmo mais lento para garantir o abastecimento qualidade. Na outra frente de problema, o Samae está trabalhando para realizar a troca do flutuante atingido pelos entulhos. Mesmo assim, em função do nível das águas que atingiu mais de 10 metros de altura, a equipe de manutenção da autarquia deve aguardar o nível do rio baixar para permitir o resgate da bomba, que em seguida irá para manutenção. O Samae também solicita à população que poupe água nesse período para amenizar o problema.

A previsão é de que, no decorrer desta semana, com o rio voltando ao nível normal, o abastecimento nos bairros deve melhorar em toda a cidade. A normalização total acontecerá após a recolocação do flutuante no local. 
Este equipamento é responsável pela captação de 10% da água bruta tratada pela ETA II, que abastece os bairros Água Verde, Badenfurt, Escola Agrícola, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Nova Esperança, Passo Manso, Salto, Salto do Norte, Salto Weissbach, Testo Salto, Tribess, Velha, Velha Central, Velha Grande, Vila Nova e parcialmente os bairros Boa Vista, Centro, Itoupava Central e Victor Konder. Este atendimento representa 70% do abastecimento de Blumenau.

Fonte: Mauricio Carvalho Laus, diretor de operações do Samae 
Assessor de Comunicação: Joni César 
Assistente de Comunicação: Bruna Merini 

Nenhum comentário: