domingo, 14 de setembro de 2014

Responsabilidade Social, Ambiental e Desempenho Econômico – A nova visão das indústrias blumenauenses. É o Desafio do Conhecimento enviado pelo professor Cristian Eduardo da Silva, do Colégio Elza Pacheco de Blumenau.


Responsabilidade Social, Ambiental e Desempenho Econômico – A nova visão das indústrias blumenauenses. 
É o Desafio do Conhecimento enviado pelo professor Cristian Eduardo da Silva, do Colégio Elza Pacheco de Blumenau. 

Seguindo uma trajetória nacional, a indústria blumenauense está vivenciando um processo de mobilidade em prol do desenvolvimento sustentável. Agora envolvidas com as questões ambientais, algumas organizações de nossa cidade encontram-se fortemente comprometidas na busca por desenvolver ações sustentáveis e caminhos inovadores de crescimento econômico. Aliadas às instituições de ensino como a Universidade Regional de Blumenau – FURB, e o SENAI nas inferências e técnicas na gestão de manejo de resíduos e aproveitamento de materiais, algumas empresas de Blumenau se mostram preocupadas e engajadoras nas ações para com a responsabilidade social e ambiental. As formas utilizadas para tornar a indústria mais sustentável são as mesmas adotadas nacionalmente. Esta adoção além de ser uma medida ética e produtiva, ganha um espaço cada vez maior em questão de aceitabilidade dos produtos no mercado. 

Em Blumenau, uma empresa do ramo de engenharia ambiental, utiliza as mais modernas tecnologias existentes para o tratamento e destinação dos resíduos, a partir de análises de laboratório realizadas, incidindo pelos variados processos e realizando o monitoramento da parte ambiental de toda a área do entorno. E, pelo trabalho realizado com excelência no que se refere ao manejo e descarte de resíduos classe I e II, domiciliares e resíduos de serviço de saúde. Na cidade, desenvolve-se um trabalho que mantenha a integridade do meio ambiente em paralelo, em ações sociais como a aquisição e doação do imóvel e de recursos para o atual Centro Cultural da Vila Itoupava. 

Consciente de que todo o trabalho de preservação é resultado de todos os envolvidos, e que deve ser contínuo, outra empresa blumenauense no ramo de cama, mesa e banho desenvolve o “Programa de Bem com a Natureza”, que busca a parceria de escolas, dos colaboradores e da comunidade para interagir com a natureza, harmonizando ações de preservação, desenvolvimento, educação e qualidade de vida. Pioneira na indústria têxtil catarinense na instalação de uma Estação de Tratamento de Efluentes pelo sistema biológico. Este manejo de efluentes está em constante aperfeiçoamento pelos próprios colaboradores da empresa, reduzindo a deposição deste resíduo no aterro industrial. 

Em sua política institucional, mais uma organização de Blumenau voltada à produção de embalagens, reconhece que a importância destas com a questão sustentável. Com o lema “imprimindo sustentabilidade”, acreditam que há necessidade de produzir embalagens cada vez mais adequadas, convenientes e competitivas, que identifique também os valores da empresa. A inovação precisa trazer resultados não só no âmbito econômico, mas também para as partes sociais e ambientais, além da inovação. O Programa VIVA - objetiva o bem-estar do ser. 

Dentre outras práticas, uma renomada Cia. blumenauense do ramo têxtil lança o programa Moda Sustentável, estimulando desta forma, que toda a cadeia de valor necessita construir e compartilhar os mesmos valores e compromissos da empresa. Por meio da criação de um projeto piloto, a empresa identificou a necessidade de formalizar alguns critérios legais para embasar sua relação comercial junto aos parceiros, definindo um Código de Conduta. 

Com o lema “Bem dormir / bem viver” esta indústria colocou no currículo o status de primeira empresa do Brasil na produção de tecidos para a cama com fibras de garrafas pet. Cada travesseiro, por exemplo, retira 15 garrafas PET do meio ambiente. Além disso, a empresa também produz uma fibra livre do processo de alvejar, o que acaba por reduzir a degradação da natureza. Muitas outras ações internas fazem desta organização uma parceira do meio ambiente. Até ontem, 14/09/2014 já foram retiradas 7620887 garrafas PET e destinadas à produção.
*
Boa noite Jaime!
Sou o professor Cristian Eduardo da Silva, do Colégio Elza Pacheco de Blumenau. Venho por intermédio deste e-mail, pedir se há possibilidade de você publicar um release de práticas sustentáveis realizadas por empresas de nossa cidade. Texto este, elaborado pelos alunos de nossa escola para uma etapa do Desafio do Conhecimento que esta acontecendo no Estado. Verifiquei e o senhor pode publicar até as 23:30 de hoje. Agradeceríamos muito sua publicação no blog, com ela podemos seguir para a última etapa do desafio proposto para as escolas catarinenses.
Grato de Sua Atenção,
Professor Cristian Eduardo da Silva - Física - Colégio Elza Pacheco - 30 anos.

Nenhum comentário: