terça-feira, 6 de outubro de 2015

Bancos em Greve: Bancários de Blumenau e Região entram em GREVE a partir de hoje dia 06 de outubro. Os caixas eletrônicos das agências bancárias estarão liberados para os clientes.

Bancos em Greve: Bancários de Blumenau e Região entram em GREVE a partir de hoje dia 06 de outubro. Os caixas eletrônicos das agências bancárias estarão liberados para os clientes.
Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Os bancários em nível nacional se reuniram em assembleias convocadas pelos sindicatos de bancários em todo o País durante a semana e deliberaram greve por tempo indeterminado a partir de 6 de outubro.
O SEEB Blumenau e Região, seguindo orientação nacional, também realizou a assembleia da categoria que deliberou nesta última quinta-feira, 01/10, greve por tempo indeterminado a partir do dia 6/10.
A Assembleia convocada pelo SEEB Blumenau e Região aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, às 19 horas, reunindo bancários dos segmentos público e privado.
Leandro Spezia abriu os trabalhos e fez uma avaliação da proposta apresentada pelos banqueiros no último dia 25/9, dizendo que não há alternativa senão os bancários irem à greve a partir do dia 6/10, e que seria mais uma greve complicada, em razão de que os banqueiros estão irredutíveis nas negociações, o que comprova a proposta simples de 5,5% e abono de R$ 2.500,00. Leandro disse que a política de abono não reajusta salário e a categoria perde, porque, embora refresque temporariamente, não representa ganho no salário e fará falta ano a ano, inclusive na aposentadoria. 

Gabriel Filipe Theis, do Fórum dos Movimentos Socias de Blumenau, que sempre contribui com a organização dos trabalhadores na cidade, assim como nas greves dos bancários, falou da importância do SEEB Blumenau e Região, na condução das lutas dos trabalhadores na cidade, à frente do Forum dos Trabalhadores de Blumenau.

Nilse Rigo Noriller, dirigente liberada do BB, trouxe o histórico das perdas dos empregados do Banco do Brasil, que ficaram 8 anos com abonos e sem nenhum reajuste, e que os salários hoje estão defasados, fazendo uma reflexão sobre a importância de os empregados estarem na greve na próxima semana.

Edson Heemann, dirigente liberado da Caixa, também trouxe números em relação às perdas dos empregados na era FHC e fez comparações com o único índice de 1% conquistado nos 8 anos e que ainda está nos salários, quando naquela época apenas abonos foram concedidos e que se perderam porque apenas serviram para pagar dívidas com a própria Empresa. E com isso conclamou à greve a partir do dia 6/10.

Leandro fez ampla exposição dos graves problemas que a categoria tem enfrentado no ambiente de trabalho, pela imposição dos bancos de cada vez mais apertarem os bancários para venderem produtos dos bancos, o chamado cumprimento de metas abusivas. Spezia apresentou pesquisas realizadas pelo DIEESE no setor bancário, em relação às demissões, contratações, salários, lucros, contabilizando o grau de adoecimento na categoria.

Ao final, Leandro Spezia levou à votação a rejeição da contraproposta da Fenaban e a aprovação de greve por tempo indeterminado a partir do dia 6 de outubro, seguindo calendário nacional, o que foi aprovado por maioria, com algumas abstenções. 

Após a Assembleia, os bancários se organizaram para levar os materiais de greve, como cartazes e faixas, e panfleto para divulgação da greve à população.
Fonte: SEEB Blumenau e Região | 02/10/2015

Nenhum comentário: