sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto atinge Chile na América do Sul. A Presidente declarou "Estado de Catástrofe".

Terremoto de 8,8 graus no Chile deixa ao menos 78 mortos
(Fonte: Site do Terra)
Pelo menos 78 pessoas morreram após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter registrado na madrugada deste sábado, no Chile, segundo serviços de emergência do país. A presidente Michelle Bachelet declarou "estado de catástrofe" no país.
Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, com epicentro no mar, sacudiu o centro do Chile, a 300 km ao sul da capital Santiago, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O chefe do ONEMI, Oswaldo Malsandi, disse que o abalo aconteceu às 3h26 pelo horário local (mesmo horário em Brasília) e teve epicentro a 90 km da cidade de Concepción. O número de vítimas mortais e feridos pode aumentar.
O tremor teve epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade, na região de Maule, no centro do país, e por isso foi enviando um alerta de tsunami ao chile, Peru e Equador.
Oito dos mortos foram contabilizados em um incêndio na planta química do município de Colima e, segundo o intendente Igor Garafulic, está sendo avaliada o perigo da nuvem tóxica.
Segundo o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, 34 das mortes foram registradas na região do Maule, a 300 quilômetros ao sul de Santiago. Ainda ocorreram 13 mortes em Santiago, dez na região de O'Higgins, quatro em Valparaíso e três em Araucania, a 670 quilômetros ao sul de Santiago.
Na região do Bio-Bio, a 500 quilômetros de Santiago, foram confirmadas dez mortes, mas se presume que exista um número maior, segundo o subsecretário do Interior, Patrício Rosende. Até o momento persistem problemas de comunicação, disse o funcionário, que confirmou que o governo declarou estado de catástrofe em todo o território atingido pelo sismo, entre as regiões de Valparaíso e Araucania, que abrange 800 quilômetros do país.
Com relação aos danos materiais, ainda estão sendo avaliados. O aeroporto internacional de Santiago foi fechado devido alguns danos em suas instalações e informou que várias pontes ficaram danificadas.
A luz e o serviço de telecomunicações estão cortadas na região metropolitana e em Valparaíso foram registrados danos internos em edifícios. Os bombeiros correm as ruas de Santiago com megafones dando instruções à população.
Pelo menos três hospitais na capital desabaram e na cidade de Concepción, cerca de 400 quilômetros ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais, segundo rádios chilenas.
Na escala Mercalli, que mede a intensidade, o terremoto alcançou 8 graus na região metropolitana, de 5 a 6 na região de Valparaíso, de 4 a 5 na região dos Lagos e em Coquimbo de 3 a 4.
O terremoto ocorreu poucos dias antes de completar 25 anos do sismo que causou centenas de vítimas e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.
Terremoto no Chile é sentido em São Paulo
O terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile na madrugada deste sábado, causou reflexos em São Paulo. De acordo com a Defesa Civil do município, moradores das regiões da Paulista, Tatuapé, Mooca, Bela Vista e Centro relataram ter sentido tremores em suas residências, entre 3h15 e 4h. Não houve registro de danos ou vítimas.
Segundo o órgão, os moradores relataram que o tremor teve a duração de poucos segundos e foi de fraca intensidade. A Defesa Civil ainda não possui uma estimativa do número de chamadas.
O corpo de Bombeiros de São Paulo também foi acionado em razão dos tremores. De acordo com a corporação, foram dezenas de chamadas, oriundas, principalmente, da região de Tatuapé, Paulista e Centro.
Após o tremor, equipes da corporação foram acionadas no prédio da Polícia Civil localizado na rua Brigadeiro Tobias - 527, na região central de São Paulo, para realizar vistoria na edificação. Segundo os bombeiros, o edifício não ficou danificado e também não houve registro de vítimas no local.
Fonte: Site do Terra.

Um comentário:

Jaques Hercilio Rosa disse...

Que notícia triste. Se puder-mos ajudar de alguma forma é so comunicar através do seu blog.