terça-feira, 5 de janeiro de 2010

VC Repórter Terra: Salva-vidas interditam trechos de praias de Balneário Camboriú.

Salva-vidas interditam trechos de praias de Balneário Camboriú.

Veja no www.terra.com.br/vcreporter

Durante as festas de fim de ano e a alta temporada, os salva-vidas redobram a atenção nas praias do litoral brasileiro. Em Balneário Camboriú (SC), a ação destes profissionais chamou a atenção dos turistas.Foto e sugestão de reportagem de Jaime Batista da Silva
Durante o dia, algumas áreas do mar têm que ser isoladas por medida de segurança. Bandeiras vermelhas com os dizeres "local perigoso" sinalizam a área imprópria para o banho. "O risco se estende a 20 metros para cada lado da sinalização", explica o soldado Petrelli, coordenador das praias de Balneário Camboriú.

Em alguns casos, o trecho isolado é ainda maior, com o uso de fitas zebradas. "Nesses locais há a presença de fortes correntes, onde a pessoa, sem perceber, é sugada pelo mar", explica Petrelli. Na corrente de retorno, como é chamada pelos bombeiros, a coloração da água é diferente em razão da agitação, ganhando um aspecto turvo.
Foto e sugestão de reportagem de Jaime Batista da Silva
Diariamente os salva-vidas observam as praias na busca destes locais. "Não tem um ponto fixo, vai de acordo com o mar e a posição do vento", explica Petrelli.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Itajaí, responsável por centralizar as ocorrências de dez municípios do litoral catarinense, entre 20 de dezembro de 2009 e 3 de janeiro de 2010, 580 casos foram atendidos em Balneário Camboriú. Destes, 425 são referentes a ações de prevenção nas praias. Somente um afogamento, seguido de morte, foi registrado no município. O caso ocorreu em uma praia isolada e não coberta pelos salva-vidas.
(Fonte texto Terra)

Leia a matéria completa no link abaixo:

Nenhum comentário: