segunda-feira, 4 de março de 2013

Vereador Becker de Blumenau entrou com um Projeto de Lei para a instalação de brinquedos para as crianças cadeirantes e com necessidades especiais nos parques públicos.

Vereador Becker de Blumenau entrou com um Projeto de Lei para a instalação de brinquedos para as crianças cadeirantes e com necessidades especiais nos parques públicos.
Foto de Jaime Batista da Silva

NA SEMANA PASSADA O VEREADOR BECKER ENTROU COM O PROJETO DE LEI QUE VAI ASSEGURAR O COMPROMISSO DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU DE INSTALAR BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS CADEIRANTES E COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM TODOS OS PARQUES PÚBLICOS DE NOSSA CIDADE. 
FALTA AGORA A COMISSÃO ANALISAR.
Divulgação

É na infância que o ser humano começa a desenvolver sua imaginação e descobrir o mundo em que vive. Porém, no caso de uma criança que faz uso de cadeira de rodas, é cega ou surda, muitas vezes essa etapa da vida não é vivida em sua plenitude. “Quando nasce uma criança com deficiência, a família não está preparada. Então, todo o pensamento dos pais é voltado para o tratamento médico, acabam esquecendo que ali também está uma criança. Acabam olhando mais como um paciente do que como uma criança”.
Em nosso país, conforme dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, realizado em 2000, 14,5 % da população do Brasil apresenta alguma deficiência, o que representa cerca de 24,5 milhões de pessoas.
A inclusão social da pessoa com deficiência demanda prioridade no planejamento e execução de políticas públicas, de forma a assegurar o respeito aos seus direitos fundamentais, como saúde, educação, trabalho, previdência e assistência sociais, acessibilidade, cultura, turismo,esporte e lazer.
Nesse sentido, a Proposição ora sob análise objetiva incluir socialmente as crianças com deficiência ao ampliar a acessibilidade ao esporte e ao lazer e, mais importante, ainda, ao permitir a socialização entre as crianças com deficiência e as demais.
Hoje, a maioria dos parques públicos não são adaptados para o uso por crianças com deficiência, pois não possuem, por exemplo, cadeirinha com proteção nas laterais e na cabeça e cinto de segurança. Em muitos casos, as crianças com deficiência não podem contar com a ajuda dos pais porque muitos dos brinquedos não são acessíveis aos adultos.

5 comentários:

fernanda villain disse...

Jaime, acho muito interessante a iniciativa deste vereador.
Tenho uma vizinha que sua filha de 5 anos tem uma deficiência motora desde que nasceu e não consegue andar, não vai a parques ou qualquer tipo de lazer. E pode apenas ficar meio período na creche por não haver professores capacitados para cuidarem dela...
É fácil dizer que ser diferente é normal, difícil é fazer algo para mostrar isso no mundo que vivemos.

Anônimo disse...

Que bela atitude.

Greice Guslinski disse...

É uma grande ideia e iniciativa do nosso vereador! O resultado desse projeto trará muito aprendizado para as demais crianças que convivem com outras que necessitam de necessidades especiais. São merecedoras de usufruir dos brinquedos públicos e brincar como as outras crianças tbm!

Quem aqui adorava brincar em um balanço, escorregador...? Muitos de nós ou todos! Ahh saudade daquele tempo! Vamos fazer com que essas crianças tbm sintam saudades no futuro, pois dessa forma porderão lembrar de como foi bom seu tempo de criança!

Anônimo disse...

Extremamente válido! Estamos precisando de projetos desse gênero..

Monique disse...

Linda a iniciativa, mais como tudo nesta cidade demora uma década....mais vamos ficar cobrando, pois tem muitas crianças q necessitam , sei como eh triste pois tenho sou cadeirante ixi a coisa não eh fácil... tem loja q não conseguimos, mais tenho uma mãe especial, ela pode revirar toda loja mais sempre da um jeito de me levar....