domingo, 8 de junho de 2014

ESTADO DE ALERTA: Nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau sobe muito e chega a 7,15m às 8h deste domingo dia 08/06/2014. Previsão da Defesa Civil é de 8m às 14h. Risco de Enchente.

ESTADO DE ALERTA: Nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau sobe muito e chega a 7,15m às 8h deste domingo dia 08/06/2014. Previsão da Defesa Civil é de 8m às 14h. 
Risco de Enchente.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) Foto tirada sábado às 15h o rio estava em 4m.


Defesa Civil de Blumenau em estado de alerta.

As equipes da Defesa Civil de Blumenau estão de plantão e operando diretamente na Prefeitura de Blumenau, depois das fortes chuvas que iniciaram na tarde de sexta-feira (06). Na noite de sábado o prefeito Napoleão Bernardes foi informado de que o nível do rio Itajaí Açu deve chegar a 7m50cm às 7h da manhã deste domingo (08). Imediatamente convocou a equipe da Secretaria de Comunicação para atuar junto à imprensa e nas redes sociais, com o objetivo de manter o blumenauense bem informado. A exemplo da enchente do ano passado, a ideia é manter uma antecedência de 10 horas para comunicação do nível do rio ao público, porém "esta possibilidade depende também do local em que cai e intensidade da chuva", explica o Secretário de Defesa do Cidadão Telmo Duarte.

Às 23 horas deste sábado (07), o nível do rio Itajaí Açu alcançou a marca de 5m77cm acima do normal. Em uma hora o rio subiu 20 centímetros, alcançando 5m97 às 00h deste domingo. À 01h deste domingo, o nível chegou aos 6m16cm, o que fez a Defesa Civil entrar em estado de alerta. A informação de que chegará aos 7h50min às 7h preocupa os moradores da rua São Rafael, no bairro Itoupava Norte. Com esta marca as águas atingem a primeira casa, localizada no final da rua. A partir daí, as próximas ruas a serem atingidas são Martha Cordeiro e Albert Goll, no bairro Fortaleza, e a rua 1º de Janeiro, no bairro Fidélis. 
A relação de ruas com suas cotas de enchente podem ser encontradas facilmente no site da Prefeitura de Blumenau (www.blumenau.sc.gov.br). É só procurar o espaço "Serviços", no lado direito da página, e clicar em "Nível do Rio". Logo no cabeçalho da página que abre, existe um ícone para "Cotas de Enchentes das Ruas". A tendência é que, mantida a previsão de chuvas para a madrugada deste domingo, o rio estabilize em 7h50cm e comece a baixar.

Fontes:
Telmo Duarte, Secretário de Defesa do Cidadão 
César Luiz Dalri, Diretor de Defesa Civil
Diretor de Imprensa: Fabrício Wolff 

Nenhum comentário: