segunda-feira, 30 de junho de 2014

FIM DA GREVE DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE BLUMENAU. Nesta terça-feira dia 1º de julho voltam os atendimentos nas escolas, creches e postos de saúde. A maior greve dos servidores de Blumenau terminou com 41 dias parados.

FIM DA GREVE DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE BLUMENAU. 
Nesta terça-feira dia 1º de julho voltam os atendimentos nas escolas, creches e postos de saúde. A maior greve dos servidores de Blumenau terminou com 41 dias parados.
Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime) - montagem texto

Depois de vários contatos e reuniões no final de semana, provocadas pelo prefeito Napoleão Bernardes, Prefeitura de Blumenau e o sindicato dos servidores municipais (Sintraseb) chegaram a um acordo sobre a pauta de reivindicações e o fim da greve. A proposta foi finalizada e entregue pela Prefeitura nesta segunda-feira pela manhã. O desconto dos dias parados e o não aumento real de salários já, por absoluta impossibilidade financeira do Município, foram itens que permaneceram inalterados. Os demais itens foram flexibilizados. À tarde, o Sintraseb realizou Assembléia Geral da categoria que pôs fim à greve. A partir desta terça-feira, dia 1º, escolas, creches e postos de saúde normalizam seus serviços de atendimento à comunidade. 

A negociação foi efetuada em cima de proposta já feita pela Administração Municipal há uma semana, com algumas modificações que possibilitaram o acordo. O prefeito Napoleão Bernardes, que reiterou que as negociações nunca foram fechadas pala Prefeitura, tomou a iniciativa de chamar o sindicato para conversar no domingo à noite, "buscando terminar com a agonia e os prejuízos causados à população em decorrência da greve". Depois de contatos feitos entre a diretoria sindical e integrantes da comissão de negociação da Prefeitura, o encontro final selou os termos do acordo.

Pelo bem da comunidade
Da proposta feita pela Administração Municipal aos servidores em greve, através do sindicato, manteve-se o desconto dos dias parados e a impossibilidade de aumento real neste momento. Os dias em que os servidores não trabalharam serão descontados em parcelas e aqueles que tiverem que repor a carga horária, serão ressarcidos pela prestação do trabalho. Isto garante a reposição de aulas e cumprimento do calendário escolar, por exemplo. "Salário é uma contrapartida do empregador a um serviço prestado", lembrou o prefeito. "Havendo a prestação do serviço, é legal que se efetue o pagamento pelo trabalho", completa. 

Já quanto à proposta de aumento, que era de 0,5% em dezembro, 0,5% em maio/2015 e 1% em maio/2016, ela foi melhorada para 1% a cada vez, mas igualmente condicionada ao crescimento da arrecadação municipal acima do índice oficial da inflação. É uma perspectiva de aumento real, que depende da economia nacional e local para se concretizar. Também ficou acordado que as categorias 1 e 2, de salários mais baixos, terão um plano de recuperação salarial definido e aplicado a partir de janeiro/2015. O Plano de Carreira, Cargos, e Vencimentos da Saúde irá para a Câmara de Vereadores até março de 2015. Outro ponto da pauta discutida é a retirada da ação judicial que faria com que o sindicato tivesse que pagar multas por descumprimento de ordens judiciais. Para o bem da coletividade, a Administração Municipal concordou na retirada da ação, desde que a volta ao trabalho seja 
imediata. 

Diretor de Imprensa: Fabrício Wolff

4 comentários:

Alice disse...

Jaime estava visualizando a sua matéria sobre a negociação da greve em Blumenau. A matéria está ótima seu blog é muito BOMMM...gosto muito. Mas a negociação da Prefeitura com os servidores parece piada do PT. Que valores de aumento são esses??? que vergonha ter a coragem de oferecer para um trabalhador 3% de aumento distribuidos para o ano que vem??? Isto é em tres parcelas de 1%...Que HORROR...Meu Deus. Trabalhadores deste país...digo,trabalhadores de verdade nunca irão conseguir um salário pelo menos digno. SÓ A RAIA DOS POLÍTICOS OU QUEM ESTÁ AO REDOR DELES É QUE CONSEGUEM TER O PREVILÉGIO DE UM SALÁRIO DIGNO...E PIOR ESSES SÃO OS QUE MENOS TRABALHAM. Infelizmente a escravidão continua sem nenhuma vergonha.

Anônimo disse...

minha amiga isso nao e piada do pt isso e piada da politica do brasil onde todos os partidos e policos sao hum lixo nois brasileiros so podemos da um tipo de resposta a essa cambada w anula o vosto em massa assim ainda se tivemos sorte poxemos mudar

Anônimo disse...

Alice, faço das suas as minhas palavras.
41 dias parados só pra isso?
Quero ver um político sobreviver com o salário de um professor ou de um agente de saúde.
SINDICALISMO PELEGO !

Anônimo disse...

Pois é não é piada do PT mas do PSDB, votem no Mister Sorriso novamente na próxima eleição... kkkkkkkk... aliás que governo estadual é esse que deixa as rodovias a merce dos buracos? deve ser do PT também, por que tudo que é ruim é do PT... kkkkkk