quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Prefeitura de Blumenau faz readequação da velocidade de vias no município. As novas placas serão instaladas pela Secretaria de Serviços Urbanos a partir desta quarta-feira, dia 9. As primeiras ruas a receberem as mudanças serão rua Itajaí, das Missões e Antônio Treis.

Prefeitura de Blumenau faz readequação da velocidade de vias no município. As novas placas serão instaladas pela Secretaria de Serviços Urbanos a partir desta quarta-feira, dia 9.
As primeiras ruas a receberem as mudanças serão rua Itajaí, das Missões e Antônio Treis.
Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime)

A partir de quarta-feira, dia 9, a Prefeitura de Blumenau coloca em prática o projeto de readequação das placas de velocidade máxima permitida. As novas placas indicando as novas velocidades das vias serão instaladas pela Secretaria de Serviços Urbanos, seguindo projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano.

A medida tem como objetivo aumentar a segurança de motoristas e pedestres, bem como padronizar as placas, viabilizando a fiscalização efetiva em todas as ruas da cidade. As primeiras ruas a receberem as mudanças serão rua Itajaí, das Missões e Antônio Treis.

Conforme explica o diretor de Planejamento Viário, Cássio Bortolotto, a medida vai reduzir acidentes e melhorar a velocidade média, garantindo a fluidez no trânsito. “O projeto inclui também a redução da velocidade máxima em algumas vias estratégicas com maior fluxo de pedestres e veículos, como, por exemplo, a Avenida Martin Luther, a rua Antônio da Veiga e a Avenida Beira-Rio”, explica.

Além das novas placas, o projeto prevê ainda a implantação de áreas calmas. Uma delas será na rua Curt Hering e transversais, no Centro, com velocidade máxima permitida de 30 km/h. A redução de velocidade será somada a outras medidas, como plantio de árvores, sinalização turística para pedestres e obras de melhoria da acessibilidade.

Assessora de Comunicação: Franciele Back

2 comentários:

Anônimo disse...

A incompetencia desses orgãos de blumenau se supera a cada dia.
A cidade não anda mais, e só fazem coisa errada.
Projetos de mobilidade? Zero.
Sem contar a frase onde diz que diminuir a velicidade da via, aumenta a velocidade média.
Só um burro não vê que isso não vai funcionar.

Marcel disse...

Pois é, está difícil as coisas em Blumenau.
Basta pegar os dados estatísticos de acidentes antes dos radares do seterb serem utilizados, e pegar os dados estatísticos após o início do uso destes radares pelo seterb. Pronto, agora façam a pergunta: diminuiu a quantidade de acidentes/atropelamentos?

Você anda a 50 km/h, e se andar a 51 km/h, é multado, pois excede a velocidade. Isso é ridículo ser multado por 1km/h a mais. Tá complicado, se você anda a 50 km/h, a quantidade de motoristas que andam iguais a doidos e forçam ultrapassagens em você, é absurda (andam colados no seu carro também, ignorantes), isso sim que influi a aumentar acidentes. 60 km/h é uma velocidade boa, como por exemplo na Frederico Jensen, 50km/h. Concordo que na Curt Hering poderia ser 40 km/h (30km/h é um absurdo), pois é uma via movimentada e no CENTRO da cidade, cheio de transversais. Porém na Frederico Jensen, que é a principal via da Itoupavazinha, 60 km/h seria o ideal (nos demais bairros também), pois 50 km/h é o fim do mundo!

Blumenau está se caminhando para não mais ser a melhor cidade para se viver (pois para mim e vários cidadãos jamais foi), um exemplo são esses radares (o turista vem aqui e é multado por andar a 51 km/h), e as greves de ônibus que até perdi as contas de quantas já tiveram neste ano. A foz fazendo implantações de rede de esgoto em toda a cidade e DETONANDO as estradas e calçadas, tornando-as quase intransitáveis. Em dias de chuva nem se fala, calçadas cheias de buracos, pedestres precisam andar na rua... total descaso com a população!